Validado pela DGAV, o Manual de Biossegurança em Sistemas Pecuários Extensivos publicado pela CAP é uma ferramenta de trabalho e consulta que está disponível online.

O Manual tem como principais destinatários os produtores de animais nos regimes extensivos e como objetivo funcionar como auxiliar na prevenção da introdução, propagação e persistência de doenças que possam afetar as explorações e os produtos destinados ao consumo humano.

Com foco na divulgação de informação, o Manual descreve as regras gerais e as medidas mínimas de biossegurança, incluindo aspetos físicos e de gestão, destinadas às explorações em regime extensivo de equídeos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. As medidas apresentadas devem ser adaptadas a cada tipo de estabelecimento, de acordo com as suas caraterísticas, pelo que a consulta deste Manual não substitui a consulta de outras fontes para a elaboração de um plano de biossegurança.

Organizado em 8 capítulos, destacam-se as páginas dedicadas à legislação nacional e comunitária em vigor, aos princípios da biossegurança, à transmissão direta e indireta de doenças e as medidas de biossegurança adequadas a cada situação, bem como as principais medidas de proteção física e as medidas de gestão. O Manual termina com uma check-list de verificação dos principais aspetos de biossegurança, indicadas para proceder à monitorização das medidas implementadas nas explorações.

→ CONSULTAR MANUAL