Em Alqueva a área de amendoal continua a aumentar, no ano de 2022 aumentou 22% face ao ano anterior.

É bem evidente no gráfico seguinte que o interesse dos agricultores e investidores se mantém elevado relativamente à cultura da Amêndoa.

Talvez impulsionado pelo preço da matéria-prima nos mercados internacionais, verifica-se que em Alqueva a área continua a aumentar, no ano de 2022 aumentou 22 % face ao ano anterior, conforme descrito no Anuário Agrícola de Alqueva 2022.


Origem do Investimento na cultura da Amêndoa no EFMA

Como se pode verificar no gráfico seguinte o investimento português é o principal responsável pela área de amendoal em Alqueva. O investimento em amendoal, está muito associado a investidores em olival.Potencialidades de Mercado

• Segundo especialistas em frutos secos, a região de Alqueva, com a garantia de água, ganha características ótimas para a produção de frutos secos.

• Investir no amendoal, pode ser uma boa oportunidade para os agricultores e investidores da região e uma ótima alternativa cultural, com um bom potencial agronómico e económico. Tendo em conta a informação técnico-económica existente, a área mínima para realizar esta cultura com sucesso são 30 hectares.

• Os investimentos em estudo, são principalmente em áreas de amendoal em produção intensiva e sebe. Pelas similitudes das operações agrícolas e pelo facto de se puderem utilizar as máquinas de colheita do olival em sebe, os proprietários/produtores do olival sebe, tem aqui uma ótima forma de diversificar os seus investimentos e de rentabilizar a maquinaria e mão-de-obra.

• Foi inaugurado no início do ano de 2017 pela MIGDALO uma fábrica de transformação e comercialização de amêndoa, nozes e avelãs, no concelho de Ferreira do Alentejo. A empresa MIGDALO pretende laborar com produção própria, e prestar serviços ao número crescente de produtores de amêndoa na região.

• Da mesma forma, no concelho de Évora, mais concretamente na Azaruja, já está em laboração uma unidade de descasque de amêndoa, que tem como objetivo utilizar matéria-prima proveniente de Alqueva, mais concretamente do Bloco de Rega do Monte Novo.

• Foi inaugurado em 2021, uma unidade industrial na região de São Manços, pertencente ao grupo Ortigão Costa, que labora nozes e amêndoas.

• A empresa De Prado, um player do mercado do azeite e a crescer no mercado da amêndoa, fez recentemente investimentos na instalação de uma fábrica de descasque e processamento de amêndoa. A matéria-prima é proveniente dos mais de 5 000 ha que já tem plantados, sendo que, existe a intensão de continuar a expandir a área de amendoal.

Para mais informações, consulte o Anuário Agrícola de Alqueva 2022:

Anuário Agrícola de Alqueva 2022 já está disponível