O grupo Better Foods que conta com moagens centenárias na sua génese, tem procurado promover e dinamizar ao longo dos tempos a produção nacional, tanto divulgando os benefícios dos produtos nacionais junto dos seus clientes, como estabelecendo parcerias de valor acrescentado com entidades como a ANPOC ou a ANPROMIS. A proximidade da indústria transformadora com a produção cerealífera tem a possibilidade de se traduzir em benefícios que decorrem da preocupação com a origem e a diferenciação pela qualidade.

Assim, o grupo acredita que no contraponto de uma menor produção agrícola, existem igualmente vantagens qualitativas resultantes de uma cultura menos intensiva.O grupo Better Foods é detentor das empresas Ceres, Germen, Carneiro Campos, Granel, Gergran e Harinas Ceres. O grupo está presente em Portugal e Espanha, dispondo de parques logísticos no Porto, Matosinhos, Lisboa, Coimbra, Galiza e Sevilha e é produtor especializado de farinhas de trigo, milho, centeio, arroz e espelta integral, farinhas sem glúten e farinhas para alimentação infantil.

Os cereais nacionais transformados pelo grupo são o trigo, o milho e o arroz. O milho é todo de origem nacional – e não OGM -, representando cerca de 30.000 toneladas ao ano; o arroz nacional representa cerca de 40% do total da transformação deste cereal, totalizando cerca de 2.500 toneladas ano; e o trigo nacional, por sua vez, representa apenas cerca de 4,5% da transformação deste cereal, o que corresponde a cerca de 15.000 toneladas ao ano (…).

Edição de março 2023