Muitas empresas a nível mundial de produção de matérias-primas de fertilizantes terão assim mais oportunidade de se expandirem neste mercado asiático.

De acordo com uma circular emitida recentemente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China sobre como garantir o fornecimento e a estabilidade de preços de fertilizantes de primavera em 2023, a produção estável de fertilizantes é a base e a premissa para garantir a oferta e a estabilidade de preços. “Todas as regiões e unidades relevantes devem compreender plenamente a importância e a urgência de assegurar a produção nacional de fertilizantes e tomar a iniciativa de implementar várias políticas e medidas”, pode ler-se do documento.

O governo chinês vai instar e orientar os principais fabricantes de fertilizantes a implementar firmemente o plano mínimo de produção em 2023. Com a premissa de atender aos requisitos de proteção ambiental e segurança da produção, bem como garantir o apoio aos recursos hídricos, o governo incentivará os fabricantes locais de fertilizantes a reduzir o tempo de paragem e trabalhar mais para iniciar a produção, melhorando a taxa de utilização e capacidade de produção.

Diz a circular que o governo chinês ajustará ativamente as reservas, importações e exportações, desempenhará plenamente o papel de garantir o fundo das reservas e melhorar a importação e exportação.

A China aproveitará plenamente o potencial do transporte ferroviário internacional de fertilizantes de potássio importados, fornecerá ativamente serviços de transporte eficientes e de alta qualidade, dará prioridade à transferência e recarga de fertilizantes de potássio importados nos portos e incentivará os governos locais onde as condições permitirem introduzir políticas e subsídios preferenciais para fertilizantes de potássio importados.De acordo com Michael Zhao, Director for CAC & FSHOW (International Agrochemical and Fertilizer Trade platform), a política de fertilizantes da China envia um sinal positivo e muitas empresas a nível mundial de produção de matérias-primas de fertilizantes terão assim mais oportunidade de se expandirem neste mercado asiático. O evento Fertilizer Show a ter lugar na China de 23 a 25 de maio, pode ser uma boa ocasião, assumindo-se como plataforma para o comércio de fertilizantes e troca de informações.Evento obrigatório para o comércio internacional de fertilizantes

Lançada pela primeira vez em março de 2010 a China International Fertilizer Show (FSHOW) tem crescido rapidamente em escala. O certame continua a desenvolver-se e assumir-se como obrigatório para a comunidade internacional de fertilizantes, uma vez que a China oferece cada vez mais potencial de crescimento do ponto de vista comercial. A 13ª edição da FSHOW vai acontecer de 23 a 25 de maio no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai.

→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.