A Agroduarte localiza-se em Segadães-Águeda e trata-se de uma empresa familiar, composta por dois trabalhadores a tempo inteiro, possuindo atualmente 70 hectares de área de cultivo, no concelho de Águeda.A empresa iniciou a atividade em 2001, através do comércio de produtos para a agricultura e mais tarde, em meados de 2008, passou também a desenvolver a sua atividade na área da produção de milho e criação de bovinos para carne.

De autoconsumo a produção de milho passou a atividade principal

Os empresários começaram por semear milho para autoconsumo, mas a produção foi crescendo naturalmente, tornando-se a atividade principal da empresa que se divide entre a produção de milho dentado em regadio e milho redondo em sequeiro. A produção é muito variável, sobretudo em função das condições do clima, mas num ano normal a produção média em regadio chega a 15 toneladas por hectare.

Milho é sobretudo comercializado a granel, para empresas de rações do mercado nacional 

A Agroduarte comercializa principalmente milho a granel, para empresas de rações do mercado nacional, mas também vende localmente para outras explorações agrícolas.

Uma das principais dificuldades sentidas é o controlo de pragas (insetos, pássaros), que podem pôr em risco uma sementeira. E as condições meteorológicas também são cada vez mais um obstáculo pois podem atrasar a sementeira e reduzir a produtividade média.

Na AMS Ferreira há muito tempo que se presta especial atenção às análises e correções do solo 

A AMS Ferreira Lda. é uma empresa dedicada ao comércio de produtos agrícolas e conta com mais de 30 anos de atividade.

Há muito tempo que presta especial atenção às análises e correções do solo, pois considera-as fundamentais para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo, tanto químicas como físicas, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual o tipo de calcário deve ser utilizado e quais os nutrientes que devem ser fornecidos por meio da adubação. Estas práticas culturais permitem ao agricultor atingir uma melhor produtividade e maior rentabilidade da cultura instalada.

Em conjunto com a Biocal, de que é distribuidor, nos últimos anos tem vindo a implementar estas estratégias, com grande sucesso, especialmente com o produto Biocal Composto. A Agroduarte é um exemplo disso mesmo (…).

Edição de março 2023