A AgroB Business School EV é uma Escola especializada nos setores agrícola e agroindustrial. É uma marca da Espaço Visual — Consultora Agrícola desde 1993. É líder de mercado em formação agrícola.

Com 89 Cursos, 12 225 Formandos Certificados e 106 Formadores, reconhecidos nas suas áreas de atuação, aposta numa formação para diferentes segmentos: operadores agrícolas, encarregados de exploração, produtores e empresários, técnicos superiores e estudantes das áreas de agronomia, biologia, agroalimentar ou similares.

A AgroB Business School EV lançou recentemente uma nova tipologia de formação com cursos de longa duração – Especializações Avançadas e Pós-graduações – lecionados por Docentes, Investigadores e Empresários. Esta nova tipologia conta já com duas propostas pioneiras para o setor: a Pós-graduação em Sistemas Agroalimentares Sustentáveis e de Comercialização em Circuitos Curtos e a Especialização Avançada em Fitossanidade Agrícola.

A Pós-graduação em Sistemas Agroalimentares Sustentáveis e de Comercialização em Circuitos Curtos é uma parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que permitirá aos alunos o acesso a uma dupla certificação (certificado AgroB e diploma com atribuição de ECTS pelo IPVC). Esta Pós-graduação inicia no dia 18 de abril e, ao longo de 10 meses, irá contar com a participação de investigadores, professores, empresários e técnicos com experiência relevante em projetos e processos de inovação no desenvolvimento de espaços rurais, na promoção dos territórios e valorização de produtos locais, em sistemas de produção alimentares sustentáveis e na agricultura digital.

A Especialização Avançada em Fitossanidade Agrícola é uma parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P). Está prevista iniciar no dia 15 de setembro e contará com a participação de 29 investigadores e técnicos, com experiência relevante em projetos, desenvolvimento e investigação na área da fitossanidade e inovação agrícola.

A Responsável de Gestão da AgroB Business School EV, Cláudia Silva, afirma “temos a responsabilidade de promover o conhecimento e as competências destes ‘players’ no desenvolvimento inclusivo e inteligente das agriculturas em Portugal, através de uma perspetiva social, económica e ambiental. Para tal, é necessário o suporte de investigação e de conhecimento teórico, acompanhada da formação avançada suportada em casos práticos nacionais e internacionais”. → https://www.espaco-visual.pt/comercializacao-circuitos-curtos


→ https://www.espaco-visual.pt/fitossanidade-agricola

À conversa com Cláudia Silva fizemos algumas questões sobre a história e os objetivos da AgroB Business School EV.

Como nasceu esta área de negócio na Consultora?

A Espaço Visual iniciou esta área — educação e formação — promovendo estágios em explorações de pequenos frutos, kiwis e apicultura, com cerca de 150 formandos. O seu posicionamento entre 2014 e 2017 foi marcado pela contribuição na formação de jovens agricultores. A Consultora sempre acreditou que formando os futuros jovens agricultores estaria a contribuir para a diminuição do número de desistências dos projetos agrícolas e, desde logo, um aumento da taxa de sucesso dos projetos instalados. Considerava uma mais-valia a colocação destes jovens numa formação de cariz prático, aproximando-os da realidade do tecido empresarial, e estimulando-os a participar numa rede de ‘networking’ com outras empresas e produtores. Desta forma, ao criar a área de educação e formação profissional, tinha como desígnio que os jovens agricultores e novos investidores evitassem cometer erros – que certamente haviam sido vividos por outros produtores, e que se traduzem em custos – ou mesmo investir em negócios sem viabilidade para andar.

O empresário agrícola tem o tempo muito escasso para responder a todas as solicitações a que está sujeito na boa gestão da sua empresa. E mais do que falta de tempo disponível para a aprendizagem formal, há a dificuldade de alocar o mesmo horário para a formação profissional agrícola ao longo de semanas ou meses. Neste sentido, em 2018, a Espaço Visual decidiu apostar na formação à distância como resposta à frustração destes ‘players’ — que sentiam a necessidade de uma aprendizagem ao longo da vida e, ao mesmo tempo, a falta de tempo para o fazer. A Espaço Visual foi pioneira em trazer esta modalidade de ensino para o setor agrícola. Acreditava que por esta via — do e-learning — iria corresponder a uma nova mentalidade, com uma evolução notável nas agriculturas de Portugal, e é um estímulo à procura de sucesso.

Porque decidiram criar uma marca exclusiva para a educação e formação profissional?

Entre 2018 e 2020, esta área de negócio cresceu, o seu posicionamento diversificou-se, aumentando o número de segmentos que desenvolve, mas sem nunca perder o ADN da Consultora — que atua em exclusivo no desenvolvimento rural. Assim, nasceu, em 2020, a marca AgroB Business School EV. A necessidade de ‘rebranding’ foi motivada pelo crescimento e diferentes posicionamentos do público-alvo, mas também com o objetivo de não desvirtuar a área pela qual a Consultora se estabeleceu e é conceituada no mercado — Candidaturas e Projetos de investimento.

O que faz falta no setor da educação e formação em agricultura?

A formação profissional dos agricultores e empresários agrícolas é um desafio constante, na medida em que as suas competências estão sujeitas a um forte potencial de desatualização devido à inovação, investigação e desenvolvimento permanentes.  Há mudanças praticamente diárias, ao nível da organização do trabalho e gestão, equipamentos, fertilização, controlo de pragas e doenças, material vegetal, animais, TIC, etc. O desafio para os empresários passa por estarem abertos às novidades, pela atualização dos seus conhecimentos e pelo confronto destes com a realidade, sob pena do sucesso dos seus negócios vir a ser gorado.

A rentabilidade do negócio agrícola está intimamente ligada ao conhecimento que existe para concretizar a operação certa na hora certa, ou seja, na melhor oportunidade técnica, pois se uma operação cultural for mal executada muitas das vezes só pode ser repetida ou melhorada no ano seguinte (é assim que funcionam os ciclos na agricultura). Esta eficácia só se consegue com formação profissional, que tenha por base a realidade prática das explorações agrícolas, portuguesas ou estrangeiras, mais modernas e eficazes nos resultados. Há ainda muito a fazer no campo da formação profissional neste setor.

O que dizem os alunos que realizam formação com a AgroB Business School EV?

A Escola é percecionada como inovadora, próxima da comunidade agrícola e ligada ao tecido empresarial. A sua principal missão é promover conhecimento técnico com aplicabilidade prática no dia-a-dia das explorações agrícolas, aumentando as competências de gestão dos produtores e, consequentemente, a rentabilidade dos seus negócios. O acompanhamento constante, desde o primeiro contacto com a Escola, a qualidade dos Formadores com que colabora, bem como de todos os materiais pedagógicos que proporciona no âmbito dos cursos que ministra (manuais ilustrados, vídeos tutoriais em campo e vídeo-aulas), são elementos diferenciadores e entendidos pelo público-alvo como valor acrescentado. Distingue-se não só pela oferta diferenciadora de cursos na área agrícola e a qualidade dos mesmos, mas também pelo espírito de partilha de conhecimento, mediante informações úteis e técnicas nos meios digitais para a sua comunidade.

Cláudia Silva – Responsável de Gestão da AgroB Business School EV e Gestora de Projeto na Espaço Visual.