A Master D, Grupo Educativo Líder em Formação Profissional, conta com 31 centros de formação (em Portugal e em Espanha) em constante atualização para que os seus formandos possam usufruir da mais moderna tecnologia de cada setor.

No seu contributo para a expansão do Modo de Produção Biológico disponibiliza dois cursos: Agricultura Biológica e Sustentável e Gestão Agrícola. Fomos ao encontro de João Barrona, e-tutor de Agricultura, a quem colocámos algumas questões.

Como tem vindo a evoluir o Modo de Produção Biológico (MPB) em Portugal?

De acordo com os dados disponíveis para análise, nos últimos anos este método de produção tem tido uma evolução bastante sustentada. Segundo os dados estatísticos, se em 2012 a área de MPB rondava os 200 000 hectares, em 2020 já se situava em 325 000 hectares.

O que faz falta para que este tipo de agricultura ganhe mais importância e adeptos?

Acima de tudo, devem ser concentrados esforços para melhorar a informação que disponibilizamos aos consumidores com o intuito de os tornar mais conhecedores do tema. A comunicação do produtor com o consumidor deve ser transparente e clara. Essa mudança de perceção terá efeitos a médio prazo num aumento do consumo.

Que dificuldades enfrenta o MPB?

Como é do conhecimento geral, um dos maiores desafios do setor é a falta de mão de obra. No modo de produção biológico, os custos com mão de obra são naturalmente maiores, o que tem um impacto significativo ao nível do preço final pago pelo produto.

O preço mais elevado destes produtos, em particular no momento de crise que atravessamos pode eventualmente fazer recuar as pessoas.

O que lhe apraz dizer sobre a certificação do MPB?

Achamos que poderia existir um esforço maior por parte das entidades certificadoras para fazerem cumprir as regras do MPB, comunicando com os produtores de forma clara. Por outro lado, a fiscalização do cumprimento das regras neste setor deveria ser maior, para que o consumidor sentisse mais segurança no processo de compra.

Qual o contributo da Master D no processo de expansão do MPB?

Hoje em dia, com a meta traçada de fazermos mais e melhor por este setor, em particular por esta metodologia de produção, a Master D pretende formar pessoas que tenham capacidades para aplicar os princípios da agricultura biológica de uma forma mais prática, recorrendo à melhoria contínua das técnicas de produção. Também conferir aos formandos as competências para gestão das explorações agrícolas. Para isso, dispomos do Curso de Agricultura Biológica e Sustentável e do Curso de Gestão Agrícola.

<strong>→ Curso de Agricultura Biológica e Sustentável</strong> <strong>→ Curso de Gestão Agrícola</strong>

<strong>www.masterd.pt</strong>