Ao longo dos anos e com a utilização intensiva dos solos, é notada uma presença crescente de fungos patogénicos no microbioma, levando a perdas significativas nas culturas por redução do potencial produtivo das plantas, quer por afectar os calibres e a qualidade ou, numa fase de maior pressão, por provocar uma elevada taxa de mortalidade de plantas.

Os fungos do solo podem ser subdivididos em três grupos, consoante os sintomas que provocam nas plantas: morte das raízes secundárias; morte das raízes principais; depressão do caule e colonização do sistema vascular.

As doenças que colonizam o sistema vascular, como é o caso do Fusarium spp. e do Verticillium spp., têm a
capacidade de permanecer nos restos vegetais do solo, durante mais de 10 anos, e penetram nas plantas através de feridas naturais, como os pontos de emissão de novas raízes secundárias. Uma vez instaladas, o micélio alcança o sistema vascular, através do xilema, e coloniza-o progressivamente. As plantas podem reagir à invasão vascular, formando uma goma ou exsudados que impedem a sua progressão. Este mecanismo de defesa das plantas, associado à colonização e obstrução dos vasos por presença de micélio, leva à murchidão das plantas.

De forma a mitigar o impacto das doenças do solo, é necessário realizar uma estratégia de tratamentos preventivos. Atendendo às dificuldades partilhadas pelos produtores, a LUSOSEM tem vindo a desenvolver uma estratégia preventiva de tratamentos, isenta de resíduos.

FUSAR & BLINDAR – PARA CONTROLO DE FUNGOS DO SOLO

O FUSAR é um produto composto por cloridrato de quitosano e pela Tecnologia EPT, que apresenta quer uma acção indirecta como directa no controlo de doenças do caule e da raiz, como é o caso do Fusarium spp., Verticillium spp., Rhizoctonia spp. e da Phytophthora spp.: – Accão indirecta – provoca um efeito elicitor das defesas e da resistência das plantas perante fungos e bactérias patogénicas, conduzindo a um aumento da lenhina, flavonoides e fitoalexinas (…).

→ Leia o artigo completo na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.