Especialista em Políticas Públicas, Assuntos Europeus, Sustentabilidade, Setor Agroalimentar e Florestal, Gonçalo Almeida Simões assume a Direção-Geral da Biond com a missão de promover o desenvolvimento sustentável das bioindústrias de base florestal e o crescimento e gestão responsável da floresta portuguesa.

A sólida experiência de Gonçalo Almeida Simões enquanto dirigente associativo e no relacionamento com instituições europeias (foi porta-voz e coordenador do setor agroalimentar na Representação Permanente de Portugal junto da UE, Senior Advisor no Parlamento Europeu, Head of Office de uma ONG e membro do Comité Económico e Social Europeu) é uma mais-valia no atual contexto internacional. Face à presente situação, a Europa deve, finalmente, aproveitar todo o potencial das florestas, dos produtos de base florestal e das práticas de gestão florestal sustentáveis de forma a reduzir a sua dependência energética, dependência de materiais de origem fóssil, descarbonizando a economia.

Gonçalo Almeida Simões irá ocupar o cargo até agora exercido por Francisco Gomes da Silva que, ao fim de dois anos, encerra um ciclo de profunda transformação, afirmação e reposicionamento desta associação. O mandato de Francisco Gomes da Silva ficou marcado pelo início de uma nova era na vida da associação que hoje dá pelo nome de Biond- Associação das Bioindústrias de Base Florestal de Portugal e que espelha bem o futuro e a relevância deste sector. Hoje, Biond é já sinónimo de uma bioindústria inovadora, paradigma da circularidade, que contribui para mais e melhor floresta, e de um território nacional mais coeso, em que as preocupações societais resultantes das alterações climáticas estão naturalmente alinhadas com o desígnio de sustentabilidade ambiental que faz parte do ADN deste sector.

O Presidente da Biond, António Redondo, destaca o facto de, nos últimos dois anos, a associação ter conquistado, de forma inequívoca, o estatuto de principal agente ativo na valorização da floresta e território nacional através de ações concretas no terreno, como são os programas operacionais “Limpa e Aduba”, “Recuperar Mortágua” e “Replantar Pedrogão”. Sublinha ainda que o reposicionamento da Biond, concretizado sob a direção de Francisco Gomes da Silva, abriu as portas da Associação a outras bioindústrias de base florestal que, tal como a Biond, sejam motores de inovação e circularidade.

A Associação das Bioindústrias de Base Florestal, tem razões para estar orgulhosa do passado, firme no presente e confiante em relação ao futuro.

A Biond representa um conjunto de Associados – Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company – que constituem uma Bioindústria Sustentável, Estratégica e Inovadora.