Angelio Frascarelli Professor Associado no Departamento de Ciências Agrárias Alimentares e Ambientais da Universidade de Perugia, onde ensina Economia e Política Agrícola e Política Agro-alimentar

“A agricultura europeia escolheu um caminho ambicioso, mesmo arriscado, com uma forte aceleração no sentido da transição ecológica e da neutralidade climática.

O objetivo é partilhável: a Europa deve manter a sua liderança mundial em qualidade agroalimentar e crescimento sustentável, tanto social como ambiental.

Mas a transição ecológica deve ser alcançada com inovação tecnológica e digital, com passos graduais para permitir a substituição da proteção de culturas químicas por técnicas de defesa biológica, com fertilização mais eficiente e eficaz, e para fazer evoluir a criação de animais para modelos mais amigos do ambiente.

As escolhas de Portugal na PAC são muito semelhantes às de Itália: manutenção dos títulos históricos com normalização gradual, maior apoio à agricultura biológica, regimes ecológicos para a agricultura integrada, bem-estar animal e criação extensiva de animais, apoio associado significativo ao nível máximo permitido” (…).

→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.