A DRAP Norte – Estação de Avisos do Douro deu hoje um alerta, aconselhando os viticultores a efetuarem uma aplicação de enxofre quando as videiras apresentarem pâmpanos com cerca de 20 a 30 cm.

Este tratamento destina-se a proteger a videira contra o oídio e outras doenças, bem como, aproveitando o efeito repulsivo do enxofre, prevenir o aparecimento de algumas pragas.

  • Importante:

→ Recomenda que não sejam aplicadas doses excessivas de enxofre. Nesta fase, aplicar a dose de 20 a 25 kg/ha de enxofre em pó, ou enxofre molhável (para doses de aplicação, ver rótulo).

→ O enxofre em pó deverá ser aplicado com polvilhador ou torpilha, para que o produto fique depositado sob a forma de uma fina camada à superfície das folhas da videira, evitando a escorrência para o solo. As aplicações de enxofre em pó devem ser realizadas com a folhagem seca para evitar problemas de fitotoxidade (queima).


Atenção Sr. Viticultor: O enxofre em pó deve ser aplicado com polvilhador ou torpilha. A utilização do “saco” para aplicar enxofre conduz a um gasto exagerado de produto que é prejudicial para o solo (aumento da acidez), para o ambiente e para a “bolsa” do agricultor. Evite o desperdício! Não aplique enxofre com “saco”!

Mais informação: avisos.douro@drapnorte.gov.pt