É a partir de Idanha-a-Nova que a Sementes Vivas desenvolve a sua atividade de produção de sementes com certificação biológica e certificação Demeter.

Fundada em 2015 hoje já está bem estabelecida em Portugal e em franco crescimento em mercados de exportação, tais como Alemanha, Suíça, Espanha França e Países Baixos. Além da exportação, a empresa está também focada na produção de conteúdos de modo a ajudar o consumidor a utilizar as sementes da forma mais correta e ter sucesso nas suas culturas.

A atividade da Sementes Vivas é a produção e melhoramento de sementes biológicas para consumidores finais, agricultores profissionais e viveiros, retalho e ainda a multiplicação para outras empresas de sementes europeias. No fundo, é uma empresa que “toca” toda a cadeia de valor, define José Costa, o diretor financeiro. Quer com isto dizer que integra tanto o melhoramento com investigação associada a parcerias como o melhoramento próprio, tem produção de campo (quer em Idanha-a-Nova, quer contratada a cerca de 35 agricultores, 30 dos quais em Portugal). As sementes são recebidas na sede da empresa, em Idanha-a-Nova, onde são extraídas, limpas e processadas para armazenamento e embalamento até chegar às saquetas que representam o “grosso” do negócio para venda ao consumidor final, seja online seja através de retalhistas que revendem ao cliente final.

Estes 30 agricultores estão disseminados um pouco por todo o país, se bem que a certa altura procurou-se fazer “clusters”, ou seja, juntar agricultores que estão próximos e que possam desenvolver algumas sinergias, para além do apoio do técnico que a empresa tem afeto para esta atividade (…).

→ Leia a reportagem completa na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.