O Workshop de Tecnologias de Propagação de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) – Técnicas convencionais de propagação, com a prática de propagação seminal e vegetativa decorreu nas instalações do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI), no âmbito das Ações de Sensibilização Informação e Demonstração do projeto PAM4WELLNESS (UBI, IPCB, AEBB).A ação foi dinamizada por Fernanda Delgado, docente da ESACB-IPCB, em colaboração com a bolseira do projeto Diana Neto e contou com a participação de produtores, viveiristas, empresários e estudantes.

Durante a tarde, e agregando um outro projeto em execução pelo mesmo grupo de trabalho, associou-se o projeto “PLANTS4AGEING: Potencial das Plantas Aromáticas e Medicinais no Envelhecimento Cardiovascular” (UC (CIBB), IPCB, CBPBI, USalamanca, CCVF, Qualityplant) e desenvolveram-se aspetos de sistemas de propagação in vitro.

A segunda ação foi dinamizada por Teresa Coelho, também docente da ESACB-IPCB, e pela Técnica Joana Domingues (CBPBI). Após uma sessão de conceitos teóricos e de apresentação do trabalho desenvolvido pela empresa de micropropagacão Quality Plant e pela Doutora Mónica Zuzarte, seguiu-se uma tarde de prática nos laboratórios do CBPBI.

As atividades permitiram a todos aprender ou aperfeiçoar técnicas para que os produtores de PAM reforcem as suas competências e melhorem a fileira do setor.