Cláudia Silva é responsável pela marca de formação Agrobusiness School EV e gestora de projetos da nova área de branding, design e marketing digital desenvolvidos pela Espaço Visual.

Foi a convidada de José Martino para responder a algumas questões sobre “A importância do marketing digital no agronegócio”, no espaço Agromeetings que a Espaço Visual dinamiza duas vezes por mês.A primeira questão lançada pelo CEO da Espaço Visual foi: Qual a importância do marketing e de uma marca no agronegócio? Ao que Cláudia Silva respondeu: “Temos assistido nos últimos anos ao crescimento de “market places” no setor agroalimentar, às lojas online (…), sendo uma aposta das marcas agroalimentares a divulgação da forma como são produzidos ou transformados os alimentos, a cultura da empresa e a proposta de valor”.

E quando falamos de marca falamos de reputação da empresa, sendo a notoriedade da marca um espaço crítico na aquisição e novos clientes ou na divulgação de novos produtos e serviços.

Ora, que tipo de benefícios existem para uma empresa no marketing digital? De acordo com Cláudia Silva, o marketing apresenta benefícios sólidos quando existem estratégias consistentes e relevantes para o público alvo. Um dos benefícios é a interação com o público-alvo, seja através da produção de conteúdos, publicidade (…) permite que a empresa seja lembrada em momentos de compra. A alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e branding. Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia os opinion makers da área e claro, o relacionamento com o cliente. Importante ainda referir que uma empresa que não é vista nem lembrada, dificilmente conseguirá manter o crescimento das vendas num período economicamente instável. No online este benefício é claramente maior, pela possibilidade de ser altamente escalável e pelas inúmeras estratégias digitais (…).

→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.