“É verdade que a Agroglobal se tornou uma marca de referência num ecossistema totalmente diferente. E, sendo uma referência, atrever-me-ia a dizer que o é não só em Portugal, mas na Península Ibérica e na Europa. Encaramos com muito entusiasmo a nossa presença, desde o início da Agroglobal que a Alltech sempre esteve presente, e o que queremos é continuar a estar presentes e a adaptar-nos a esta nova circunstância e a tirar partido dela.

Ao estarmos presentes na feira procuramos poder fazer toda essa transferência de tecnologia para o mercado e, principalmente, também para que o produtor e o consumidor final possam ver a tecnologia no próprio campo. Temos duas situações: em primeiro lugar, manter a essência da Agroglobal ao ter campos de demonstração, ao ser uma feira aberta com muita visualização no campo. Tudo tem seus prós e contras, mas acredito que agora, no novo espaço, pode ser feita uma feira ainda mais cómoda, com mais recursos e mantendo a essência da feira, que é uma feira aberta. E, volto a repetir, acho que é uma das poucas na Europa.

A Alltech é uma empresa de biotecnologia que foi fundada pelo Dr. Pearse Lyons, um médico e cientista bioquímico irlandês, especializado em processos de fermentação de leveduras. Ele identificou que, a partir desses processos, poderia sintetizar certas moléculas que melhoravam a atividade animal. E foi com isso que a empresa começou. Na parte das culturas, onde trabalhamos há cerca de 25 anos, o que mais usamos e onde podemos fazer a diferença ou agregar maior valor é nos processos de fermentação. Estamos aqui há muitos, muitos anos e muito focados na área do solo. Isso está muito na moda agora, pois continuamos a posicionar a nossa tecnologia com o uso do solo, com o uso do micróbio do solo mais benéfico. E é isso.

Se me perguntarem, e alguém fez uma vez, essa pergunta ao nosso fundador, perguntaram-lhe se ele tivesse que definir a empresa em três palavras, como ele a definiria, certo? E ele disse que duas bastavam, para ele, e disse: paixão e diversão. E é um pouco isso, o que é a nossa empresa”.