O projeto da EDIA “URSA”, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, é exemplo para o Clube de Produtores Continente que o quer ver replicado nas suas explorações agrícolas, assinando para isso um protocolo de cooperação com a EDIA e que visa a promoção do desenvolvimento destas Unidades, contribuindo assim para o incremento do teor de matéria orgânica no solo.

O Clube de Produtores Continente, com cerca de 270 agricultores, debate-se com os mesmos desafios dos agricultores do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA, pretendendo aliar a necessidade de produzir mais, de forma mais sustentável e com menores custos.

Naturalmente que os desafios ambientais desta década estão presentes em quem compra os produtos, nomeadamente na contribuição para mais sequestro de carbono, para uma agricultura mais circular e para menores consumos de água.

Estes são os desafios que presidiram à criação da URSA que, tal como o Clube de Produtores Continente, se pretendem vencer, apoiando os seus produtores na valorização dos seus subprodutos e na melhoria do seu solo, começando pelo EFMA, mas replicando o conceito a nível nacional.

A EDIA tem apostado na promoção de uma economia circular através do projeto URSA (Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva), realizando, de forma comunitária, a transformação de subprodutos orgânicos de origem agrícola, pecuária e agroindustrial em fertilizante orgânico para aplicação no solo das áreas de regadio, com base numa constelação de unidades onde os materiais são permutados por composto, materializando a transição para a economia circular, através de uma agricultura moderna, sustentável e produtiva.

A primeira URSA, a estrela polar e guia do projeto, criada em colaboração com a Direção Regional de Agricultura do Alentejo, encontra-se em funcionamento desde 2019 na Herdade da Abobada (Polo de Inovação Terra Futura), em Serpa e tem servido como unidade demonstrativa, com uma abordagem sinérgica e comunitária promotora de uma agricultura circular, ou seja, uma agricultura sem resíduos.

O efeito demonstrativo desta unidade já conduziu à assinatura de 18 protocolos de colaboração entre a EDIA e empresas agroindustriais da região, em especial lagares de azeite, para criação de uma rede de unidades particulares de valorização orgânica por compostagem.

A assinatura do Protocolo de Cooperação com o Clube de Produtores Continente, teve lugar dia 27 de abril, pelas 12h45, no Stand deste Clube, na Ovibeja’2023.

One thought on “Projeto URSA: Clube de Produtores Continente e EDIA assinam protocolo

Comments are closed.