Vasco Pinto & A.S. Lda: inicialmente plantas aromáticas e posterior evolução para diversificação de oferta

Local: Vila Maior – São Pedro do Sul e dependências em Alcochete e Setúbal

  • Ricardo da Rocha Pinto

A agricultura biológica em Portugal tem uma evolução positiva tanto na produção como no mercado, mas há muito a melhorar e profissionalizar. Para que este tipo de agricultura ganhe mais importância é necessário que o agricultor tenha formação ou apoio especializado. Falta talvez grupos operacionais como temos em Espanha e haver espírito de equipa.

Somos muito pequenos para ter algum peso no mercado internacional, e no nacional não se satisfazem as necessidades. As dificuldades do MPB situam-se essencialmente a nível do apoio técnico e organizacional. Na maioria dos casos dos pequenos produtores não é possível ter uma estrutura que consiga gerir todos os aspetos empresariais e daí nascem muitas dificuldades.

Não conhecendo todos os Organismos de Certificação, com os que já trabalhei parecem-me bastante profissionais, capazes de fazer um bom trabalho, e garantir produtos certificados com qualidade. De salientar que o Organismo apenas faz uma parte do trabalho, o resto (maioria) compete ao produtor/ distribuidor.

A Vasco Pinto é uma empresa já com alguma experiência, que se mantém fiel aos princípios desde início, sempre na perspetiva de melhorar e fazer com que este tipo de agricultura ganhe mais peso na economia. Somos uma empresa familiar, com cerca de 23 anos de trabalho nesta área. Começámos com foco nas aromáticas e fomos diversificando a oferta (…).

→ Leia o artigo completo na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.