A S.A.V. Azeitona Verde Lda. surgiu com o objetivo inicial de mudar a forma como as pessoas viam a produção de alimentos e de certa forma conectá-las novamente com a terra. No fundo, “mostrar que é possível preservar e ao mesmo tempo produzir, ser sustentável”, resume Cláudia Villax, o nome por detrás da empresa.Remonta a 2003, quando a abordagem ao modo de produção biológico e à agricultura regenerativa não estavam tão disseminados como nos dias de hoje e a empreendedora define a Azeitona Verde como uma pequena empresa familiar, “que teve a sorte de construir uma equipa com pessoas locais extraordinárias e que se identificaram com o conceito e trabalho desenvolvidos”.

A quinta está inserida em pleno Parque Nacional da Serra de São Mamede no concelho de Marvão e estende-se por 23 hectares dos quais cinco são de olival tradicional ancestral, sendo a cultura mais representativa com destaque para as variedades ‘galega’ e ‘cordovil’. Ao lado há parcelas onde coexiste um pouco de tudo, desde pomar, horticultura, apicultura, pastagem, montado e floresta autóctone.

A escolha do modo de produção biológico justifica-se porque para os promotores fazia todo o sentido focarem-se num método que tem como princípio uma gestão eficiente de recursos naturais como a água, o solo e o ar.

→ Leia o artigo completo na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.