Fátima Baptista é a nova Diretora do MED, sucedendo a Teresa Pinto Correia, eleita pelo Conselho Científico do MED a 27 de março. O início das suas funções teve lugar a 2 de maio, por nomeação da Senhora Reitora da Universidade de Évora.

Na sua primeira mensagem aos investigadores, funcionários e colaboradores do MED agradeceu a confiança que todos depositaram em si e reforçou que poderão contar com o seu “empenho e dedicação para que o MED continue no caminho de sucesso, enquanto unidade de investigação de excelência”.Sobre os futuros desafios do MED, Fátima Baptista refere que “devemos potenciar a integração da investigação fundamental e da investigação aplicada, tirando partido das condições onde nos inserimos e principalmente das competências multi e interdisciplinares que nos caracterizam, e que nos permitem encontrar soluções que promovam a sustentabilidade da produção e respondam aos problemas do sector e da sociedade”. Num cenário em que as alterações climáticas se acentuam cada vez mais e que os seus efeitos, como a perda de biodiversidade e escassez de água, se fazem sentir, a nova Diretora do MED, reforça que “os sectores agropecuário, agroalimentar e agroflorestal, dependem cada vez mais do sucesso da nossa investigação”.

Fátima Baptista é Professora Associada no Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, com Agregação em Ciências Agrárias e Doutoramento em Engenharia Rural pela Universidade de Évora. É também investigadora do MED e já o tinha sido no ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, no qual exerceu o cargo de Vice-Diretora entre 2015 e 2019. A esta experiência, Fátima Baptista, soma ainda um período como Presidente da Sociedade Europeia de Engenharia Rural (EurAgEng), entre 2021 e 2022.