O projeto liderado pela OLIVUM em parceria com a Universidade de Évora, convidou um painel de key note speakers internacionais para marcarem presença no evento Sustainability4OliveOil, que vai realizar-se já no próximo dia 16 de maio, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) nasceu num contexto de crescimento singular e exponencial do setor olivícola da região, num ano em que atinge uma produção recorde, e coloca Portugal na lista de maiores produtores do mundo.

O PSAA, que arrancou há pouco mais de um ano, visa consolidar e otimizar o desempenho de um setor em crescimento reforçando o seu papel no ambiente, na economia, na sociedade e na cultura da região do Alentejo e de Portugal.

Este processo tem sido desenvolvido na ótica de co-criação, envolvendo a transferência de conhecimento da academia e da sua partilha e validação com os agentes económicos e dirigentes associativos.O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo pretende agora levar mais longe o processo de transferência e de partilha de conhecimento que o caracteriza. Para isso, convidou um painel de key note speakers internacionais, especialistas em olivicultura e azeite, que com a sua expertise e perspetivas diferentes e complementares, reforçarão a capacidade do projeto em atingir o objetivo com o qual se comprometeu.

O projeto promove assim o Sustainability4OliveOil, um evento organizado pela Universidade de Évora. Uma sessão aberta, de transferência de conhecimento, partilha e debate, que terá lugar no próximo dia 16 de maio, das 09:00 às 13:00, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Ao longo da primeira sessão, entre as 09:30 e as 11:00, orientada pela Profª Maria Raquel Lucas, coordenadora da equipa da Universidade de Évora, três key note speakers farão as suas intervenções. A Professora Adele Finco, da University Politecnica Marche (Itália), abrirá a sessão com uma apresentação sobre a sustentabilidade e competitividade da cadeia de valor do azeite virgem extra. De seguida o Professor Davide Neri, também da University Politecnica Marche (Itália), falará sobre a arquitetura da oliveira e a poda em olivais modernos. A primeira sessão será encerrada por Francesco Montanari, especialista em direito agroalimentar e Diretor dos Assuntos Jurídicos e Regulamentares da Arcadia International.

A segunda sessão será de debate, numa mesa-redonda moderada pelo jornalista da RTP, Alexandre Brito, com os contributos de Adele Finco (University Politecnica Marche), Davide Neri (University Politecnica Marche), Giuseppe Colantoni (Agrónomo na UNIVPM e Consultor) e Luis Vaz Freire (Certis).

Programa Sustainability4OliveOil

09:00 Receção aos Participantes

09:30 Key Note Speaker Adele Finco – University Politecnica Marche (Itália)

10:00 Key Note Speaker Davide Neri – University Politecnica Marche (Itália)

10:30 Key Note Speaker Francesco Montanari – Arcadia International

11:00 Coffee Break

11:30 Mesa Redonda

  • Moderação: Alexandre Brito – Jornalista RTP
  • Adele Finco – University Politecnica Marche (Itália)
  • Davide Neri – University Politecnica Marche (Itália)
  • Giuseppe Colantoni – Agrónomo na UNIVPM e Consultor
  • Luis Vaz Freire – Certis

13:00 Encerramento

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

<strong>→ Inscrições aqui</strong>