As EIT Food Grow Workshops estão de regresso a Portugal. É já no próximo dia 26 de maio que se dá início ao primeiro módulo “Repensar a Agricultura”.

A primeira sessão de 2023 das EIT Food Grow Workshops decorrerá no auditório do Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos.“Desmistificar os eco-regimes na PEPAC.”, será o tema da desta sessão. Durante a mesma será lançado um breve debate de esclarecimento sobre a PEPAC, focando as medidas do 1º pilar dos eco-regimes e no impacto que estas medidas têm no setor agrícola português. Para tal, estarão presentes Ana Teresa Silva & Ana Antunes, do Gabinete de Planeamento e Políticas e Administração Geral (GPP) e do Professor Miguel Viegas da Universidade de Aveiro. Para uma abordagem mais prática, Firmino Cordeiro, em representação da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal abordará a implementação destas medidas.

Esta sessão será liderada pelo Food4Sustainability cuja missão está alinhada com os instrumentos desenvolvidos na PEPAC na figura dos eco-regimes, apoiando a sua implementação, promoção e divulgação com vista ao cumprimento das metas do Green Deal e do Farm to Fork.

As restantes sessões serão dedicadas à saúde do solo e das plantas. Nos dias 29 de maio, 05 de junho e 12 de junho, no Fundão, serão abordados tópicos de parâmetros da saúde do solo, fitopatologia e microbioma. Agricultores, produtores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs), e todos os interessados podem inscrever-se gratuitamente para estas sessões de formação através deste link.

As Grow Workshops são um conjunto de quatro formações criadas pela maior comunidade europeia de inovação alimentar – EIT Food – com o objetivo de repensar as práticas e as técnicas utilizadas na agricultura, explorar o papel do solo e averiguar novos modelos de negócio baseados em novas tecnologias. As sessões proporcionam aos seus participantes conhecimentos, recursos e ferramentas que os ajudarão a otimizar os seus negócios agrícolas. Aprenderão também a reverter os efeitos negativos de práticas agrícolas pouco sustentáveis, a tirar proveito de novas técnicas e tecnologias para rentabilizar os seus negócios bem como estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema europeu de sustentabilidade.

Após o sucesso das edições anteriores, que contaram com mais de 1000 participantes, pelo segundo ano consecutivo, a organização desta iniciativa está a cargo do laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova, Food4Sustainability CoLAB, da BGI e dos parceiros Lund University, Queen’s University, MaspexM,Bavarian State Ministry of Food, Agriculture and Forestry (StMELF)  and Polish Academy of Science.

→ Todas as informações relativas aos workshops e formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui ↵

• Subscreva a Revista Voz do Campo↓