A Biocoop – Produtos de Agricultura Biológica, Crl, é uma Cooperativa de Consumidores situada no Prior Velho (Loures) que tem como objetivo providenciar produtos biológicos a todos os seus clientes.

Os sócios/clientes são normalmente pessoas bastante informadas sobre o efeito da alimentação na saúde e no meio ambiente e que pretendem consumir produtos com a melhor qualidade. Em particular a Biocoop é muito procurada por pais recentes, preocupados com os alimentos que vão dar aos filhos de tenra idade e por clientes com necessidades específicas a nível alimentar, sendo de registar uma evolução positiva a nível comercial. Isto mesmo sabendo-se que de um modo geral, os produtos biológicos são mais caros “porque há menor produção e uma maior dispersão da produção, com a logística a aumentar os custos. No entanto, com o aumento da produção e uma logística mais eficiente, os preços baixam, o que já se assiste hoje. Os produtos biológicos da estação e locais são mais abundantes, logo muito mais acessíveis, com vantagem para o ambiente e para a saúde”.

Na ótica da Biocoop são muitas as razões pelas quais o consumidor deve optar pelos produtos biológicos, desde logo os inúmeros benefícios para a saúde. Depois, porque no seu cultivo não são utilizados pesticidas, adubos químicos ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados). Por outro lado, a produção estimula a criação de emprego e contribui para melhores condições de vida. Referir ainda que os produtos biológicos provêm de um método de produção amigo do ambiente e que respeita o bem-estar animal. E uma última razão apontada pela Biocoop é que são alimentos mais seguros porque na produção houve controlo e certificação.

→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.