A organização da 39ª Ovibeja faz um balanço muito positivo da feira, que teve este ano mais visitantes, esteve mais organizada, melhorada em muitos aspetos, o que, em grande parte se deve também aos expositores que têm vindo, de ano para ano, a aumentar a qualidade e o profissionalismo dos seus espaços. Em termos de visitantes superou em muito as últimas edições, tendo ultrapassado largamente a barreira das cem mil pessoas.

A 39ª Ovibeja teve este ano mais animais e maior diversidade, o Campo da Feira teve também uma exposição de maquinaria agrícola muito relevante, do mesmo modo que as atividades lúdicas dirigidas às crianças foram mais diversificadas e com maiores dinâmicas. No que diz respeito à equitação, a Ovibeja contou com um programa muito superior ao que é habitual, com muita assistência às diversas provas.

A feira contou ainda com uma exposição temática sobre comunicação na agricultura que foi muito apreciada pelos inúmeros visitantes. Também a quantidade e qualidade dos colóquios, promovidos por diversas organizações, permitiu discussões sobre temas tão diversificados como o regadio, o pastoreio extensivo, a certificação de produtos, a sanidade animal, a agricultura de precisão, e sobre o Aeroporto de Beja e as necessárias acessibilidades terrestres e ferroviárias. Integrou ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, com entrega de prémios no decorrer do evento. Um destaque final para os concertos e outros eventos culturais e de diversão que levaram muitos milhares de visitantes ao recinto da Ovibeja.

Organizada pela ACOS – associação de agricultores com cerca de dois mil associados – a Ovibeja integrou ainda como foco os grandes problemas que a agricultura enfrenta no imediato. Rui Garrido, Presidente da ACOS e da Comissão Organizadora da Ovibeja sustentou que a seca e a entrada em funcionamento do PEPAC são duas situações que deverão merecer uma atenção especial do Ministério da Agricultura. Estes temas foram abordados com todos os partidos políticos que visitaram o evento e também com os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas e da Comissão de Ambiente e Energia, assim como com o Presidente da República.

A entidade organizadora da Ovibeja, a ACOS, começa agora a pensar a próxima edição, a decorrer de 30 de abril a 5 de maio de 2024, para a qual vai ser preparado um programa especial comemorativo dos seus 40 anos.

→ Mais informação em: www.ovibeja.pt