A “Azeitona Galega da Beira Baixa” reconhecida no dia 8 de março de 2023 foi o mais recente produto português a juntar-se à lista de Indicações Geográficas Protegidas (IGP), um dos regimes de proteção de produtos de qualidade da União Europeia.

A partir deste momento todos os produtores de Azeitona Galega da área geográfica abrangida – todas as freguesias dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação – dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva, tipicamente portuguesa, perante os diferentes mercados. A gestão desta Indicação Geográfica Protegida é da responsabilidade da APABI tal como já acontece com os azeites Denominação de Origem Protegida: Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa.

Nesse sentido no próximo dia 18 de maio de 2023 pelas 12:00 será entregue o respetivo Certificado pelo representante da Comissão Europeia à APABI onde participarão produtores, empresas de conserva, bem com os responsáveis das entidades, tais como Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, INOVCLUSTER e Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar. A entrega realizar-se-á no Lagar Fio da Beira (39°55’25.6″N7°37’32., EN1).