A apresentação aos olivicultores do OLIVARES VIVOS +, um modelo de olivicultura que recupera a biodiversidade e a transforma em rentabilidade, vai realizar-se na Herdade da Fonte Santa (Mainova) Vimieiro, Arraiolos, no dia 16 de junho, pelas 9h30.

Liderado no nosso país por José Manuel Herrera, investigador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora (UÉ), em parceria com a SEO-Birdlife e a Universidad de Jaén. (Espanha), o projeto denominado por OLIVARES VIVOS + financiado pelo Programa LIFE na área de Natureza e Biodiversidade (LIFE20 NAT/ES/001487), conta com a participação de 4 países europeus, com particular relevância na cultura da oliveira, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália e Grécia.

Portugal passa desta forma a integrar uma rede de países europeus que vai testar e implementar um novo certificado que garanta a integração da conservação da biodiversidade na gestão do olival. O projeto teve início em 2022 decorrendo até 2025. Atualmente, as explorações de demonstração que estão a implementar o projeto em Portugal são a Herdade de Monte Ribeira, com o azeite Pousio Premium, e a Herdade da Fonte Santa, com o azeite Mainova.

A sessão de apresentação do projeto tem por objetivo dar a conhecer às diferentes entidades relacionadas com o setor da produção do azeite, o modelo de gestão agrícola desenvolvido no âmbito do projeto, bem como o processo de certificação do selo “Olivares Vivos”. O novo modelo de olivicultura pretende recuperar de forma significativa a biodiversidade, transformando-a em rentabilidade pelo pagamento por serviços ambientais (através dos eco-esquemas e medidas agro-ambientais da nova PAC) e economizando os consumos (diminuição média de 22% no custo de fertilizantes e produtos fitossanitários).

Com os trabalhos já a decorrer, durante o primeiro ano procedeu-se à monitorização da biodiversidade existente em cada um dos parceiros e foi implementado um plano de acção para a promoção da biodiversidade (colocação de caixas-ninho, abrigos para morcegos, bebedouros). Nos próximos anos será avaliada a recuperação da biodiversidade em cada um dos olivais de demonstração. O OLIVARES VIVOS + pretende desenhar a melhor estratégia comercial e apostar na promoção do Azeite Oliva Virgem Extra (AOVE) com o selo “Olivares vivos”, que vai certificar o primeiro produto agroalimentar da Europa com garantia científica que atesta a recuperação das espécies de flora e fauna.

Para conhecer melhor o OLIVARES VIVOS +, a Universidade de Évora, em conjunto com as marcas Mainova e Pousio HMR, convoca os olivicultores interessados, bem como às diversas entidades da cadeia de produção e comercialização do azeite, a participarem na sessão de apresentação do projeto. A participação nestas conferências é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, para tal deverá inscrever-se pelo formulário abaixo ou contactar através do e-mail: agroecologicalmasslab@gmail.com.

→ Formulário disponível aqui