Empresas organizam Conferência sobre a Utilização de Carbono nas Centrais de Valorização Energética e caminhos para atingir as metas do Acordo de Paris

A Valorsul e a Lipor organizaram uma Conferência para debater, com os principais especialistas internacionais, a problemática da Captura, do Armazenamento e a Utilização de Carbono gerado nas Centrais de Valorização Energética, tendo por objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2050.

O debate realizou-se no passado dia 15 de maio em Lisboa e contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro. A sessão contou ainda com as presenças de José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Marta Neves, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul, e Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

O Acordo de Paris, firmado na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em 2015, estabeleceu o compromisso de rumar à neutralidade carbónica até 2050, com a finalidade de travar as alterações climáticas e prevenir consequências nefastas para o Planeta. Em debate estiveram os caminhos, as soluções e os compromissos para colocar em prática, por Organizações e Estados nos próximos anos.

A Valorsul desde o início da sua constituição que trabalha diariamente com este desígnio, tendo sido pioneira na utilização de viaturas pesadas para transporte de resíduos movidas a gás natural, assim como na valorização do fluxo seletivo de biorresíduos, que tem ganho cada vez mais destaque ao nível ambiental pelo facto de contribuir largamente para a redução das emissões de COequivalente. Continua também a trabalhar na transição da atual cadeia de valor de resíduos para uma cadeia de valor de recursos, maximizando a reintrodução de materiais na economia, e a procurar encontrar soluções de baixo carbono para as futuras centrais de tratamentos e sistemas de recolha e de transporte da empresa.

Segundo Marta Neves, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul, “É da máxima urgência que pensemos como vamos trabalhar todos em conjunto neste setor, para alcançar estas importantes metas do Acordo de Paris, que devem ser uma preocupação comum de organizações privadas, organismos públicos e cidadãos. Os objetivos que temos de alcançar fazem já parte da estratégia da Valorsul. Os caminhos, esses sim, são os que hoje estamos a discutir com elevado nível técnico.”

Na Lipor, há um claro objetivo de descarbonização das atividades operacionais de Valorização dos Resíduos Urbanos, produzidos na região do Grande Porto.

Para além de outras iniciativas e Projetos em marcha, a questão da Captura do CO2 produzido na Central de Valorização Energética da Maia é fundamental para a redução significativa da pegada carbónica da LIPOR, para além de representar um importante ativo que permitirá encarar o desenvolvimento de um Projeto de produção de combustíveis sintéticos ecológicos.

Para José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da Lipor, “naquilo que significa a transformação do atual modelo de negócio da LIPOR, a nossa busca de parcerias para desenvolver produtos de alto valor acrescentado, é uma realidade a que não são alheios projetos de elevada complexidade, mas de altíssimo valor ambiental e até económico, como é o caso da produção de combustíveis ecológicos para o Setor da aviação.”

A conferência contou com a presença de:

  • Fabio Poretti, Technical & Scientific O_cer, CEWEP – Confederation of European Waste to Energy Plants
  • Johnny Stuen, CCUS, Hydrogen, WtE/EfW and biogas – project development and Execution
  • Rahul Anantharaman, Sintef / TNO – Norwegian Research Institute
  • Alicia Mansour, Strategy & Innovation Veolia, Portugal
  • Christoph Weber, P2X (H&R Gruppe + Mabanaft), Hamburg
  • Pedro Guedes Campos, Smartenergy Portugal
  • Pedro Furtado, REN – Redes Energéticas Nacionais
  • Lídia Pereira, Member of the European Parliament
  • Mark Preston Aragonès, Bellona-Europa | The EU taxonomy and CCSU projects
  • Assunção Cristas, Vieira de Almeida/Nova School of Law | Financing CCSU
  • Sofia Santos, Systemic
  • Kim Brinck, Ramboll
  • Sónia Montón Subías, Technip Energies, Norway