O bioinsecticida Mycotal, utilizado em controlo biológico de mosca branca e tripes, foi alvo de melhorias no processo de fabrico que o tornam mais eficaz e prolongam a sua vida útil, anunciou a Koppert.

Fruto de um processo de melhoria contínua, levado a cabo pela equipa de investigação da Koppert, a sua gama de produtos microbiológicos foi otimizada para garantir que os agricultores continuam a beneficiar de soluções de elevada qualidade para proteção biológica das culturas.

Mycotal é um fungo entomopatogénico que atua como solução natural no controlo de inúmeras pragas em culturas de estufa: hortícolas, ornamentais, viveiros e pequenos frutos. Este bio-inseticida contém blastósporos de Lecanicillium muscar iumVe6.  Estes esporos germinam rapidamente após a pulverização do produto nas culturas, as hifas penetram no interior do organismo da praga, multiplicam-se e destroem os tecidos do hospedeiro.

É seguro e fácil de usar, e pode ser aplicado com equipamentos de pulverização convencionais. E tem como vantagem o facto de não deixar resíduos nas culturas, respondendo às exigências atuais da cadeia de valor agroalimentar.

Melhoria contínua

A melhoria do Mycotal consistiu na verificação da qualidade dos esporos do Mycotal ao longo do seu processo de fabrico, na otimização de procedimentos a jusante e na aplicação das novas metodologias à escala industrial. No departamento de investigação e desenvolvimento da Koppert foram feitas dezenas de medições e verificações detalhadas que resultaram em ajustes operacionais e num procedimento de produção mais controlado, para evitar mudanças de temperatura durante os processos de fermentação e concentração.

Mais qualidade e maior prazo de validade

A melhoria do processo de fabrico levou a uma maior eficácia do Mycotal e ao aumento da sua vida útil. Guido Roozemond, responsável por esta gama de produtos na Koppert, afirma que: “A melhoria do processo produtivo resultou claramente num melhor desempenho do produto em várias culturas agrícolas e em diversos países. Estas melhorias estarão patentes no rótulo do produto em breve”.

Ensaios de campo comprovaram que a nova geração do Mycotal proporciona uma eficácia semelhante ou melhor do que outros produtos químicos ou biológicos utilizados na proteção das plantas para as mesmas finalidades. “A Koppert tem vindo a investigar, em laboratório e no campo, o uso do Mycotal para controlo de outras pragas em novas culturas, e acredita que o potencial deste produto é enorme e que ele será alargado a novas finalidades nos próximos anos”’, acrescenta Guido Roozemond.

A nova geração do Mycotal já está disponível em todos os países onde o produto está registado, incluindo em Portugal.