1. Introdução: O Feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma leguminosa originária da América Central e do Sul.

Autoria:

DUARTE I(1*); BARCELOS C(1); RIBEIRO J(2) e RODRIGUES C(2)
(1) Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV)
Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos
Genéticos |Apt. 6, 7350-901 Elvas, Portugal
* autor correspondente: isabel.duarte@iniav.pt
(2) GROUND –SAPORIL BUSINESS DYNAMICS, Lda
Av. D. CARLOS I, nº 44, 4º andar | 1200-649 LISBOA

Bibliografia Rodrigues, C. M. P. (2022) – Produção e certificação de semente de feijão, Phaseolus vulgaris L., em Portugal. Tese de Mestrado em Engenharia Agronómica, 50 p.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/leg3.155

Pensa-se que tenha sido das primeiras culturas domesticadas e cultivadas, juntamente com a abóbora e o milho, na Mesoamérica e na região da cordilheira dos Andes há 8000 anos atrás (Ferreira, 2015, citado em Rodrigues 2022). Após a descoberta da cultura do feijão pela América, em 1942, disseminou-se primeiro na Europa pelos espanhóis (Carvalho, 2014 citado em Rodrigues 2022) e posteriormente para os continentes africano e asiático.

É uma leguminosa-grão (LG) e, atualmente como todas as LG constituem um dos principais grupos de culturas agrícolas no mundo de elevado interesse económico e social, desempenhando um papel importante na tradição alimentar da Dieta Mediterrânica (Património Imaterial da Humanidade). Proporcionando à alimentação humana nutrientes essenciais como proteínas, ferro, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

Paralelamente é considerado um alimento friendly porque além de fazer bem ao coração, é enérgico, reconstituinte, reparador do sistema nervoso, diurético (ajudar a perder peso), controla a diabetes tipo 2 e atua no controle de absorção de gorduras, contribuindo para o equilíbrio do colesterol, assim como ajuda na digestão e fortalece sistema imunológico; no entanto, por outro lado, apresenta elevado teor de toxinas e pode causar flatulência causando desconforto gastrointestinal.O feijão (Phaseolus spp.) pertence à família botânica das Fabáceas, e, dentro desta família é uma das culturas que apresenta maior diversidade, existindo 56 espécies agrupadas no género Phaseolus, no entanto apenas quatro espécies são cultivadas.

É uma planta que apresenta dois hábitos de crescimento: feijão rasteiro (inclui cultivares de crescimento determinado e indeterminado) e feijão de trepar (cultivares de crescimento indeterminado). Nas cultivares de feijão rasteiro de crescimento determinado, o crescimento vegetativo termina pouco depois do aparecimento das flores (…).

• Ler artigo completo publicado na edição de maio 2023

Edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo↓