A ICL acaba de apresentar a sua tecnologia exclusiva eqo.x, que consegue a biodegradabilidade total e rápida do encapsulamento dos CRF (Fertilizantes de Libertação Controlada).

Nos ensaios de campo pode comprovar-se a elevada eficiência desta tecnologia, com o aumento de produções, aplicações reduzidas e uma melhor absorção de nutrientes.

A grande novidade da ICL para 2023 é a sua nova tecnologia eqo.x, que oferece um encapsulamento totalmente biodegradável e de forma rápida para fertilizantes de libertação controlada (CRF), adiantando-se assim aos requisitos futuros do novo Regulamento (2019/1009) sobre Fertilizantes UE, que exige o uso deste tipo de encapsulamentos até ao ano 2026.

Com o eqo.x, a ICL dá mais um passo no desenvolvimento de inovações sustentáveis para os seus CRF, que são também fertilizantes que desempenharão um papel fundamental no cumprimento dos requisitos do Pacto Verde Europeu, uma vez que melhoram a eficiência da utilização de nutrientes (EUN), mantêm o aumento da produção com a menor contribuição de fertilizantes, reduzem as perdas de nutrientes e muitas vezes requerem apenas uma aplicação para toda a estação.

Ensaios em batata e arroz

Os fertilizantes CRF com tecnologia eqo.x foram submetidos a exaustivos ensaios de campo no seu processo de desenvolvimento, com resultados semelhantes ou melhores em termos de produção e qualidade em comparação com as tecnologias de encapsulamento existentes, mantendo padrões de libertação constantes e totalmente previsíveis para uma melhor gestão dos programas de nutrição.

Por exemplo, em ensaios desenvolvidos na cultura da batata (Figura 1) com a aplicação do Agromaster impulsionada pela nova tecnologia eqo.x, a produção de tubérculos maiores que 55 mm aumentou em 24% e a produção total aumentou em 11%. Além disso, verificou-se um aumento de 44% na eficácia do uso de nitrogénio e apenas uma aplicação foi necessária, uma vez que o Agromaster fornece gradualmente os nutrientes às plantas. Por conseguinte, poupa custos de mão de obra e combustível, o que minimiza as emissões de CO2 e a pegada de carbono.Figura 1 – Resultados dos ensaios na cultura da batata de Agromaster com eqo.x

Na cultura do arroz (Figura 2), os ensaios proporcionaram diferenças consideráveis em termos de produção, com rendimentos 36% mais elevados. A eficácia da utilização de nitrogénio aumentou até 75% e houve também apenas uma aplicação durante o cultivo, minimizando as emissões de CO2 e reduzindo a pegada de carbono.Figura 2 – Resultados dos ensaios na cultura do arroz de Agromaster com eqo.x

No website especial da eqo.x pode conhecer todas as características técnicas desta nova tecnologia e os diferentes ensaios com o Agromaster, saiba mais → clique aqui.

Mais desenvolvimento publicado na edição de maio 2023, adquira já ↓