António Guterres secretário-geral das Nações Unidas

“No Dia Internacional da Biodiversidade, refletimos sobre a nossa relação com o sistema que apoia a vida da humanidade.

Desde o ar que respiramos e a comida que comemos, até à energia que nos alimenta e aos medicamentos que nos curam, as nossas vidas dependem totalmente de ecossistemas saudáveis.

No entanto, as nossas ações estão a arrasar todos os cantos do planeta. Um milhão de espécies estão em risco de extinção – resultado da degradação dos habitats, da poluição crescente e do agravamento da crise climática.

Temos de acabar com esta guerra contra a natureza. O acordo do ano passado sobre o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal marcou um passo importante – mas agora é a hora de passar do acordo à ação. Isso significa garantir padrões sustentáveis de produção e de consumo.

Redirecionar subsídios de atividades destruidoras da natureza para soluções verdes. Reconhecendo os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, os mais fortes guardiões da biodiversidade do nosso mundo.

E pressionando governos e empresas a tomar medidas mais fortes e rápidas contra a perda de biodiversidade e a crise climática.

Vamos trabalhar juntos entre governos, sociedade civil e setor privado para garantir um futuro sustentável para todos.”

Mensagem do secretário-geral da ONU sobre o Dia Internacional da Biodiversidade que é atualmente celebrado a 22 de maio.