Kiplant AllGrip é uma solução tecnológica composta por um consórcio de microrganismos solubilizadores de Fósforo e produtores de fitohormonas:

• Promove a ação hormonal direta no crescimento da planta e na produtividade.

• Aumenta a absorção de Fósforo, permitindo uma redução significativa da fertilização convencional.

• Aumenta a eficiência da assimilação de nutrientes.

• Promove a atividade biológica dos solos.

Kiplant AllGrip aumenta a tolerância ao stress abiótico e reduz a ação de fungos patogénicos associados a doenças da vinha, no solo.

Os resultados foram obtidos através de análise metagenómica na parcela onde foi aplicado o Kiplant AllGrip e na modalidade controlo, através da sequenciação do ADN de bactérias (16S rRNA), fungos (ITS) e sequenciação de determinados genes funcionais específicos.

Fig. 1. Efeito de Kiplant AllGrip na comunidade microbiana do solo associada à produção de fitohormonas. Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

O aumento de fitohormonas associado à aplicação de Kiplant AllGrip, tem ação direta no crescimento das raízes laterais e ramos e no desenvolvimento de órgãos florais das plantas.

Fig. 2. Efeito de Kiplant AllGrip na comunidade de microrganismos do solo associados à produção de compostos de adaptação ao stress. Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

Kiplant AllGrip também induziu um grande aumento de grupos de microrganismos que sintetizam compostos que aumentam a tolerância das plantas ao stress (água, salinidade, metais pesados, etc.).

Fig. 3. Efeito do Kiplant AllGrip na redução da presença de fungos patogénicos associados a doenças da vinha no solo. Fonte: Biomakers, empresa certificada para ensaios.

A aplicação de Kiplant AllGrip tem efeito direto no aumento microrganismos associados à produção de fitohormonas como Auxinas (+55,4%), Citocininas (+46,9%) e Giberalinas (+52,7%).

Para além disso, a aplicação de microrganismos também leva à produção de compostos de adaptação ao stress como exopolissacarídeos (+24,6%), ACC desaminasa (+146,8%), tolerância à salinidade (+57,6%) e solubilização de metais pesados (+39,1%).

Kiplant AllGrip também reduz a presença de fungos patogénicos associados a doenças da videira, observou-se uma clara redução quanto a Botrytisspp. a diminuir em 4,3%, Aspergillus spp. em 33,3%, Phaeoacremoniumspp. em 43,3% e Cladosporium spp. em 24,7%.

Subscreva a nossa revista e adquira conteúdos exclusivos todos os meses. Clique aqui ↵