O associativismo é e será sempre a chave fundamental para uma evolução forte e consistente de uma raça e de um conjunto de associados, todos eles criadores que trabalham de forma profissional para um objetivo comum.

A Raça Limousine é uma raça autóctone Francesa que conta atualmente com 1.100.000 animais registados no seu país de origem e com uma expansão mundial muito acentuada.A introdução da raça em Portugal é feita em 1940. Em 1986 foi efetuado o primeiro concurso nacional da raça em Lagoa, sendo constituída a ACL em 13-11-1989. O sólido desenvolvimento que a raça Limousine manifestava em Portugal e no mundo, deu abertura para que fosse possível assumir a responsabilidade pela gestão do Livro Genealógico da raça Limousine em Portugal. A ACL passa a ser a detentora do Livro Genealógico da raça e a aplicar o seu programa de melhoramento, acompanhando as regras definidas pelo país de origem da raça e estipuladas pela EUROLIM – Federação Europeia das Associações de Criadores da Raça Limousine, onde a ACL se integra.

Para além disto a ACL desenvolveu nos últimos anos várias atividades que permitem aos seus associados serem dotados de melhores capacidades para acesso a conhecimento e promoção dos seus animais, para aumento da rentabilidade final das suas explorações, quer sejam produtores de reprodutores ou optem pelo mercado direto da produção de carne (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo↓ 

Autor:
Joaquim Carvalho
Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine