João Ezequiel • Curador da Quinta de São Francisco
“As florestas são espaços privilegiados para a educação ambiental: laboratórios vivos que podem complementar programas escolares, com abordagens experimentais e de imersão. É este o objetivo da Floresta do Saber, um projeto implementado na Quinta de São Francisco, em Aveiro, que tem vindo a promover dezenas de atividades lúdicas e pedagógicas.
As florestas desempenham inúmeros processos e serviços de ecossistema, de grande importância e sobejamente reconhecidos. No entanto, os benefícios não materiais obtidos a partir destes ecossistemas, são por vezes subvalorizados. Os espaços florestais, particularmente os de conservação, mas também as áreas de produção, podem ser verdadeiros ambientes vivos de aprendizagem, perfeitamente adequados a jogos e atividades desportivas, lazer, educação, ciência ou outro tipo de aprendizagens.
São sobretudo espaços privilegiados para a educação ambiental, comunicação de ciência e práticas de sustentabilidade, especialmente para as novas gerações. As visitas e saídas de estudo a estes locais são consideradas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, facilitando a aquisição de conhecimentos num ambiente natural, mais descontraído. Estas atividades práticas e exploratórias, quando associadas a objetivos alinhados com os programas de educação vigentes em Portugal, podem complementá-los, reforçando o conhecimento sobre a floresta portuguesa.
O projeto de educação ambiental Floresta do Saber resulta precisamente da necessidade de um laboratório da Floresta na Floresta, que complemente a educação para a Floresta, e da enorme oportunidade representada pelo arboreto e diversidade biológica presentes na Quinta de São Francisco. Tem inspiração nas boas práticas de educação finlandesas, privilegiando o ensino em contextos diferentes dos da tradicional sala de aula, onde haja lugar à experimentação e à imersão em ambientes transdisciplinares, abertos à participação das novas gerações”.