A FENAZEITES congratula-se pelas distinções que o Azeite Porca de Murça tem vindo a arrecadar neste mês de maio.

Foi há pouco mais de uma semana que o Azeite produzido pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça foi considerado o terceiro melhor Azeite do Mundo e o Melhor de Portugal, pela Escola Superior de Azeite de Valência.

Esta é uma das Escolas de maior prestígio do sector oleícola, pioneira na formação específica de mais de um milhar de Provadores Profissionais de Azeite e Técnicos Oleícolas, sendo por isso uma honra que tenha selecionado os Lotes de Azeite Porca de Murça DOP, os Monovarietais de Cordovil, Verdeal e o Azeite aromatizado com Cacau como finalistas dos seus prémios ESAO AWARS 2024. Para além destes, o lote Azeite Porca de Murça DOP, um blend das variedades tradicionais da região de Trás-os- Montes, foi inclusive considerado como o terceiro melhor Azeite do Mundo e o Melhor de Portugal. Os Monovarietais foram também considerados o segundo e terceiro melhores Azeites Portugueses.

A somar a estas merecidas e honrosas distinções, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça foi, ainda, galardoada com duas medalhas de Prata e Bronze na Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços. Na presença do Ministro da Agricultura, o presidente da Cooperativa dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela recebeu ambos os prémios que são reflexo do fantástico rigor e qualidade que tanto distinguem os produtos da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça.