Ana Sofia Santos, líder da Associação para a Investigação e Inovação em Nutrição Animal (FeedInov), na sua apresentação fez referência à nutrição animal e sustentabilidade.

“Inevitavelmente temos de ligar a sustentabilidade com os sistemas de produção do setor, em particular na pecuária”, frisa Ana Sofia Santos e acrescenta que “é importante mostrar a importância económica que o setor produtivo tem dentro do setor agrícola num todo e os avanços que têm sido feitos nos últimos 20/30 anos tem disparado a eficiência produtiva e a própria forma como produzimos e, como hoje alimentamos os animais. A alimentação e nutrição animal são a base dos animais que temos”.

“Há regras e legislação no uso de matérias-primas que temos de respeitar”

Os sistemas de produção, dependendo da espécie, têm evoluído muito na premissa de aumentar a produtividade. Isto é, explica a dirigente, “garantir que estamos a fornecer ao animal tudo aquilo que ele necessita na devida altura. Dependo da espécie animal, podemos ter uma alimentação ou dieta, com maior quantidade de alimentos compostos (…). Há regras e legislação no uso de matérias-primas que temos de respeitar e portanto há todo um conjunto de normas que servem para que todo o sistema de produção seja acautelado”.

Refira-se que com três anos e meio de existência o FeedInov tem traçado dois grandes pilares. Um ao nível da comunicação, conseguindo transmitir de forma simples a informação técnica que existe, e para o efeito têm um conjunto de ações. O outro grande pilar, é trabalhar a parte da inovação juntamente com as universidades e indústria.

Leia a reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024