A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) pediu a rápida implementação das medidas de alívio das restrições do uso da água e das respetivas medidas de compensação anunciadas após a reunião da Comissão da Seca, a 22 de maio. Este pedido foi transmitido na primeira audiência que a FENAREG teve com o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, no passado dia 6 de junho.

Qual a medida de alívio mais urgente?

Em plena campanha de rega, a medida mais urgente é o cumprimento imediato da transferência de 5hm3 da barragem do Funcho para a barragem do Arade, de forma a assegurar o fornecimento de água para agricultura. Este é o volume mínimo para garantir a sobrevivência da agricultura neste território, apesar de representar um corte de 58% face ao volume concessionado de 12 hm3, um esforço muito acima do que está a ser pedido aos restantes setores.

Que outras medidas deverão ser ativadas?

Além do Algarve, a Federação informou sobre a necessidade de alargar as medidas de compensação às regiões do Alto Sado e do Mira, em situação de seca desde 2016.

A FENAREG alertou ainda o Ministro da Agricultura que é necessário o reforço de verbas, nomeadamente através da diversificação de fundos, por exemplo, do PRR, dado que o investimento para uma melhor utilização de água na agricultura é inacreditavelmente inferior em relação aos anteriores quadros comunitários. O atual PEPAC tem menos 74% das verbas previstas no PDR2020 para modernizar o regadio público e menos 50% para regadio privado.

FENAREG apresentou a sua Estratégia Nacional do Regadio

Numa proposta concreta de ações para modernizar o regadio em Portugal, a Federação deu a conhecer um estudo fundamentado para uma Estratégia Nacional do Regadio. Esta inclui um diagnóstico estratégico e objetivos a alcançar até 2050, indo ao encontro da iniciativa “Água que Une” anunciada pelo Governo.

Neste sentido, a FENAREG apresentou disponibilidade para trabalhar em conjunto, dando contributos para desenvolver esta iniciativa e integrar a equipa anunciada.