O uso de algas é uma prática cada vez mais comum na agricultura a nível mundial, sendo um resultado direto dos benefícios da sua aplicação nas culturas.

As microalgas, embora menos conhecidas e com características diferentes, apresentam igualmente diversos benefícios e um elevado potencial de aplicação em agricultura. Neste sentido, a Asfertglobal desenvolveu o Kiplant Solevure, um prebiótico do solo à base das microalgas Nannochloropsis oceânica e Nannochloropsis gaditana.

Uso das algas na agricultura. Quais são as algas mais utilizadas?

Hoje em dia, as algas são amplamente utilizadas como bioestimulantes na agricultura. Estes produtos à base de algas são aplicados para promover o crescimento e o desenvolvimento das plantas, melhorar a absorção de nutrientes, aumentar a resistência ao stress abiótico, e melhorar a qualidade da produção. Dentro de todas as macroalgas utilizadas na agricultura, as mais estudadas e utilizadas são a Ascophyllum nodosum, Ecklonia maxima e Laminaria sp.

Microalgas. Usos e diferenças:

As microalgas constituem um grupo muito diversificado de organismos unicelulares que, tal como as plantas, têm a capacidade de converter a luz solar em energia através da fotossíntese. Estas algas podem ser encontradas numa variedade de habitats aquáticos, desde oceanos, lagos, lagoas e até águas residuais.
Entre os compostos mais interessantes obtidos através das microalgas destacam-se os polissacáridos, compostos fenólicos, ácidos gordos, fitohormonas, vitaminas, clorofila e carotenoides.
Os potenciais usos das microalgas na agricultura são diversos e estão, mais recentemente, em crescimento devido à sua capacidade de impactarem ativamente alguns processos fundamentais para o desenvolvimento das plantas, como a fixação biológica de Azoto, ciclo de Fósforo, efeitos sobre os microrganismos do solo e promoção direta do crescimento das plantas, seja através do ciclo de nutrientes do solo seja através da produção de fitohormonas.

O Prebiótico do solo que potencia a colonização da rizosfera

A Asfertglobal, multinacional portuguesa especializada na produção de Biofertilizantes, Bioestimulantes e soluções de Bioproteção, desenvolveu o Kiplant Solevure, um prebiótico de solo à base de microalgas (Nannochloropsis gaditana; Nannochloropsis oceanica) com uma seleção de moléculas com função prebiótica obtidas através de um processo biotecnológico exclusivo.
Kiplant Solevure é um revitalizador de solo elaborado com substâncias 100% naturais englobadas no conceito de economia circular, que atuam como prebiótico, potencializando a flora microbiana nativa do solo.

Como é que as microalgas presentes no Kiplant Solevure ajudam a melhorar a saúde do solo?

1. Estimulação da atividade microbiana: As Nannochloropsis oceanica e Nannochloropsis gaditana, aliadas às leveduras promovem a atividade microbiana benéfica no solo. Os microorganismos do solo, como bactérias e fungos, utilizam a biomassa das microalgas e leveduras como substrato e alimento, traduzindo-se num aumento da sua população e atividade. Esta maior atividade microbiana melhorará a decomposição da matéria orgânica, a mineralização de nutrientes no solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

2. Melhoria da estrutura do solo: As Nannochloropsis oceanica e Nannochloropsis gaditana ajudam a melhorar a estrutura física do solo, uma vez que as microalgas atuam como aglutinantes, ajudando a unir partículas do solo em agregados maiores e mais estáveis. Por outro lado, ao aumentar a atividade microbiana, a estrutura do solo será melhorada pela atividade dos microorganismos.

3. Aumento da capacidade de retenção de água: As Nannochloropsis oceanica e Nannochloropsis gaditana, ao melhorarem a estrutura do solo, aumentam a capacidade de absorção de água do mesmo. O que ajudará no desenvolvimento das culturas em áreas onde a água é um fator limitante.

De forma resumida, o aumento da atividade microbiana ajuda a melhorar a estrutura do solo, fomentando a recuperação, a descompactação e a porosidade, resultando numa maior produtividade e qualidade da produção.

Diversos ensaios realizados pela Asfertglobal e empresas certificadas demonstraram o efeito positivo que Kiplant Solevure tem sobre a fauna microbiana do solo e sobre a produtividade das culturas.

→ Saiba mais em: Asfertglobal

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de junho 2024

Autoria: Asfertglobal