A Forestcorte Máquinas é uma das três empresas pertencentes ao Grupo Forestcorte com sede no concelho de Arouca, que atua atualmente no mercado português e espanhol. A empresa aproveitou mais uma edição da ExpoFlorestal, que se realizou a meados de maio em Albergaria-a-Velha, para apresentar aos visitantes as suas últimas novidades para o setor.

Com mais de 12 anos de grande experiência e especialização, a Forestcorte aposta na inovação de soluções para a mecanização da floresta, bem como na assistência e aconselhamento técnico aos seus clientes e é representante na península ibérica das marcas Rottne e a SP, respetivamente. Falámos sobretudo de soluções para corte e rechega de madeira. Na última edição da ExpoFlorestal, a Forestcorte Máquinas marcou presença para dar a conhecer aos visitantes as últimas novidades em tecnologia e serviços, destacando-se pela qualidade e eficiência das suas operações. Nesse sentido, conversámos com um dos administradores, Ricardo Sousa, que destaca o mais recente equipamento a cabeça de corte SP 561 LF equipada com o sistema de controle Dasa7 wireless. “Trata-se de um novo computador que faz a combinação wireless entre a cabeça de corte e a máquina base. Com este equipamento temos um só cabo de energia e a comunicação can é toda feita por wireless”, explica o administrador.
Sobre as máquinas de corte e rechega dispõem da nova série E da Rottne, com tecnologia e melhorias nos computadores, com aspetos mais intuitivos e de mais fácil utilização. “Uma das grandes características das nossas máquinas é a facilidade do acesso aos componentes para as manutenções. São máquinas que facilmente o operador consegue aceder comodamente para fazer a manutenção ou eventuais reparações”, considera ainda Ricardo Sousa.

“Só com mecanização e produtos mais adaptados é que se consegue dar resposta às necessidades do setor” Questionado para se pronunciar sobre a sustentabilidade do setor florestal, o administrador diz que só com a profissionalização do setor é que “conseguimos abraçar a sustentabilidade da floresta”, argumentando ao mesmo tempo que, “cada vez mais os equipamentos estão pensados e desenvolvidos para que o impacto na floresta seja o mínimo (…) e cada vez mais tem havido desenvolvimento de novos equipamentos para fazer face às exigências do setor. A mecanização tem de passar por aí, para termos um maior compromisso com a sustentabilidade. Hoje em dia a mão de obra é extremamente cara e escassa e só com mecanização e produtos mais adaptados é que se consegue dar resposta às necessidades que são extremamente importantes”.

Produtos da forestcorte Máquinas:
– Rottne: https://www.rottne.com/en
– SP: https://spmaskiner.com/en/
– Mesera: https://mesera.fi/
– Westtech: https://www.westtech.at/en/products/
– Igland: https://nosted.com/igland

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024


Artigo relacionado: