O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), com sede em castelo Branco, esteve presente na Feira Nacional de Agricultura (FNA) para divulgar os produtos desenvolvidos ao longo dos últimos anos e promover os serviços oferecidos pelo Centro.

Entre os produtos apresentados pelo CATAA, destacam-se os Armarguiços (desidratados de laranja), a carne fumada de porco e uma Kombucha, esta última desenvolvida em parceria com a cereja do Fundão.

De acordo com Christophe Espírito Santo, diretor do CATAA, além do desenvolvimento de produtos, o CATAA oferece serviços laboratoriais essenciais para testar e assegurar a qualidade dos mesmos.

“Desenvolvemos produtos e conseguimos testá-los em laboratório (…). É uma forma de fomentarmos os produtos locais, em época. Todos os meses, temos um produto da época e assim conseguimos dar uma nova visibilidade ao produto”, afirma.

Quanto ao panorama atual da agricultura, Christophe Espírito Santo defende que Portugal possui produtos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente. No entanto, alerta para os desafio que o setor enfrentará nos próximos anos, especialmente devido às alterações climáticas e à escassez de água. “Em termos do setor no geral considero que vai passar por uma grande transformação nos próximos anos, sobretudo pelas alterações climáticas, a dificuldade na disponibilidade de água, e vamos ter de adaptar-nos. No fundo, vamos ter de produzir de forma mais sustentável e com a mesma qualidade que temos”, considera o diretor.