No dia 1 de outubro, o Polo de Inovação de Salvaterra de Magos acolheu o evento “Dia de Campo: Cultura do Arroz“, organizado pelo COTArroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz. O encontro reuniu vários profissionais da cadeia produtiva do arroz e contou com a presença do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Entre os convidados, estiveram a Doutora Isabel Brito, da Universidade de Évora, que falou sobre “O microbioma do solo em contexto agronómico”, e o Engenheiro Mário Martins, da GENIA GLOBAL ENERGY, que apresentou o tema “Produção de biometano com palha de arroz”.

Um dos momentos altos do evento foi a apresentação do Projeto Caravela, fruto do trabalho duma equipa que é coordenada pelo INIAV, IP, cabendo a execução ao COTArroz com o apoio da CCDR Centro, que resultou na primeira variedade de arroz carolino melhorada em Portugal. Após anos de investigação, esta nova variedade 100% portuguesa culminou com a assinatura de uma parceria entre o Clube de Produtores Continente e os produtores Lusosem e Novarroz.

A partir de janeiro de 2025, o arroz “Caravela” estará nas prateleiras das lojas Continente.

Os participantes também visitaram ateliers técnicos organizados pelo INIAV e COTArroz, onde ficaram a conhecer melhor as atividades do Plano Nacional de Melhoramento de Arroz e os ensaios técnicos de práticas agronómicas.

O evento terminou com um beberete, onde foram servidos dois pratos preparados com o Arroz Caravela, a nova variedade de arroz carolino melhorada em Portugal, que em breve estará disponível no mercado.