A produção de pera ‘Rocha’ está a enfrentar graves problemas fitossanitários. Tendo conhecimento desta realidade, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) criou um Grupo de Trabalho (GT) constituído por: Amélia Lopes, Claudia Sánchez, Eugénio Diogo, Leonor Cruz, Miguel Leão e Rui de Sousa.

A missão deste GT consiste em promover diversas ações de divulgação técnica, bem como implementar atividades de investigação, contribuindo desta forma para mitigar as doenças da pereira ‘Rocha’.

Assim, vimos desta forma disponibilizar um boletim técnico atualizado sobre o fogo bacteriano. Brevemente serão publicados mais dois boletins técnicos com informação atualizada sobre a Estenfiliose e doenças do lenho.

INTRODUÇÃO: A doença do fogo bacteriano causado por Erwinia amylovora estabeleceu-se nas principais áreas de produção de peras e maçãs em Portugal, apesar de desenvolvidos esforços conjugados pelos produtores, organizações e serviços oficiais para implementação de medidas eficazes de controlo da doença. Este folheto apresenta o resultado de estudos desenvolvidos no INIAV conducentes ao melhor conhecimento e controlo da doença em Portugal, visando introduzir melhorias na sua gestão.

→ Aceda aqui ao Boletim completo