“Sentimos um ambiente favorável a falar pelo menos do tema do regadio, a falar do tema da água, a falar do armazenamento da água (…). Portanto parece que há aqui um ambiente diferente e isso é mais ou menos evidente também na mensagem concertada deste Governo não só da área agrícola, mas também do ambiente, que aparece sempre lado a lado, em sítios diferentes e nos palcos europeus: a dizer que a água é um desígnio importante para a Europa (…) e naturalmente que Portugal é um dos países onde isso é mais vivido, mais sofrido e onde o apoio europeu poderia ter um impacto maior. Precisamos de ver para crer.  De ver o que é que a Europa vai conseguir ou não inscrever nas suas prioridades (…).

Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA

Não há falta de água em Portugal. Isto é verdade, é um facto. Se olharmos para as disponibilidades médias e para o consumo médio, gastamos uma parte pequena das nossas disponibilidades médias (…). O problema é que esta média esconde uma realidade (…) se cruzarmos as disponibilidades mesmo por bacia vemos que há umas bacias em que gastam 1% das disponibilidades e as outras em que gastam 300% das disponibilidades (…).

Qual é a solução? A solução, é o imenso investimento em software e em hardware, não em computadores e programas, mas em medidas práticas (…), boas práticas, melhor tecnologia, melhor informação, melhor gestão, melhores modelos de gestão (…). Vamos ter de caminhar cada vez mais no sentido da profissionalização da eficiência da cobrança volumétrica e depois são as medidas hardware: a eficiência (…).

Há algumas grandes barragens, no meu entender, ainda por fazer em Portugal, apesar de termos um parque de barragens que se tivessem todas cheias davam para o abastecimento de Portugal durante 2 anos (…) mas em alguns sítios isso não chega (…) há muito para fazer (…) a interligação entre bacias a uma escala maior– os transvazes.  É possível fazer transvazes sem grande penalidade ambiental, sem ter uma pegada demasiado agressiva no ambiente (…)  pode ser uma solução que tem de ser estudada”.

Opinião de Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA, no âmbito da Mesa Redonda: “A importância do Regadio no Contexto das Alterações Climáticas”, integrada na III Feira de Inovação Agrícola do Fundão 2024.

Assista aqui à sessão completa: