Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira do regadio:
X Congresso Nacional de Rega e Drenagem: o grande fórum nacional sobre inovação e tecnologia do setor arranca dia 13 de novembro em Alcobaça.
Em Portugal 60% da produção agrícola e mais de metade das explorações dependem do regadio, mas apenas 16% (620 mil hectares) dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola utilizável estão devidamente equipados para dele poderem beneficiar.
O X Congresso Nacional de Rega e Drenagem – o grande fórum nacional sobre inovação e tecnologia do setor irá decorrer já nos próximos dias 13, 14 e 15 de novembro, em Alcobaça. Organizado pelo COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, da Associação de Beneficiários de Cela, da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, da APDEA, da APRH, do COTHN, da DGADR, da FENAREG, do INIAV, do Politécnico de Coimbra, da SCAP e da Universidade de Coimbra, o Congresso acontece num momento particularmente relevante para a fileira do regadio e da rega, dada a necessidade cada vez mais premente de acelerar a modernização do uso inteligente e sustentável da água no setor agrícola. Com as alterações climáticas a acelerar esta prioridade e colocando uma clara possibilidade de mesmo as culturas de sequeiro virem a precisar de rega no curto prazo, o evento pretende também contribuir para melhorar o estado do regadio em Portugal, país onde 60% da produção agrícola e mais de metade das explorações dependem dele, mas onde apenas 16% (620 mil hectares) dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola utilizável estão devidamente equipados para dele poderem beneficiar.
Ao longo de três dias, o Congresso contará com 5 keynotes, inúmeras apresentações, várias mesas redondas, uma visita técnica e um fórum de comunicações que dará destaque a trabalhos técnicos e científicos enquadrados neste âmbito, reunindo mais de 30 oradores nacionais e internacionais em representação das principais instituições do setor, da academia e os profissionais do setor, num amplo debate e que se irão debruçar sobre as Alterações Climáticas, a Gestão Integrada da Água, a Inovação e Tecnologia, e a Comunicação no Setor.
Modernizar e impulsionar a implementação de sistemas e práticas mais sustentáveis de uso da água na agricultura
Durante o Congresso, no dia 15 de novembro, o COTR, que este ano celebra 25 anos de existência, irá apresentar a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio. Um importante documento, elaborado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e modernização de um regadio eficiente e sustentável em Portugal, e que constitui uma referência para a orientação das políticas públicas neste domínio e dos seus respetivos instrumentos financeiros, nomeadamente daqueles que dependem da gestão do Ministério da Agricultura e Pescas. Este documento resulta do trabalho do COTR na realização da sua missão enquanto centro de competências, e espelha os contributos do setor, que se reuniu num verdadeiro e inovador think tank, organizado por este centro com a ambição de aproximar as políticas públicas e os investimentos das reais necessidades do país, possibilitando o desenvolvimento de medidas, financiadas pelos fundos europeus, que possam auxiliar os agricultores a introduzirem nas suas explorações tecnologias e equipamentos que visem o uso eficiente da utilização da água, no âmbito das que existiram no PDR2020 e da atual medida do uso eficiente da água inscrita no PEPAC.
A sessão de abertura estará cargo do Presidente do COTR, Gonçalo Morais Tristão, de Hermínio Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e de José Manuel Gonçalves da Escola Superior Agrária de Coimbra.
→ Para conhecer o programa e aceder a mais informações visite: https://cnrd.cotr.pt