A saúde e fertilidade do solo está directamente relacionada com o seu microbioma. Os microrganismos do solo desempenham uma série de funções fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas, destacando-se a mineralização da matéria orgânica, que permite a disponibilização dos principais elementos necessários à nutrição vegetal.

Os microrganismos do solo contribuem para a agregação das partículas elementares que o constituem, melhoram a estrutura e desta forma contribuem para o armazenamento de água e diminuição das perdas de solo por erosão. Têm a capacidade de degradar compostos estranhos ao sistema (xenobióticos), como por exemplo alguns agroquímicos, ou de produzir compostos reguladores do crescimento das plantas e antibióticos. Alguns microrganismos do solo podem ainda fazer a fixação de azoto atmosférico (diazotróficos), seja em simbiose mutualista com plantas leguminosas como é o caso do rizóbio ou em vida livre no solo. Atendendo à sua necromassa, constituem também uma importante forma de sequestro de carbono.

À microescala, o solo é um ambiente muito heterogéneo, proporcionando uma grande diversidade de habitats para a vida microbiana, o que se reflecte na enorme biodiversidade que lhe está associada. Os microrganismos do solo estabelecem diversas interacções entre eles e com outros organismos, nomeadamente as plantas. A perda de biodiversidade microbiana ao nível do solo compromete as várias funções que lhe estão associadas, altera a estrutura das comunidades, reduz o leque de interacções que podem estabelecer-se, leva a perdas de redundância e complementaridade de acção, conduzindo a sistemas mais frágeis e menos resilientes.

O desenvolvimento dos microrganismos do solo ocorre preferencialmente associado às raízes das plantas, pois é onde encontram maior disponibilidade dos nutrientes de que precisam para o seu crescimento (rizodeposição). Diferentes plantas recrutam para a sua rizosfera (fina camada de solo directamente influenciada pelos exsudados radiculares) diferentes grupos de microrganismos, sendo que ao longo do seu ciclo vegetativo esta população microbiana vai também variando. A presença de plantas é assim um factor fundamental para o desenvolvimento do microbioma do solo.

Em contexto agronómico, a adequação das práticas culturais que permitam capitalizar os benefícios decorrentes da actividade dos microrganismos do solo é desejável e constitui um importante factor de sustentabilidade dos agro-ecositemas.

A mobilização intensa do solo ou a monocultura são exemplo claros de práticas e evitar. A primeira leva á perda de micro-habitas e quebra a rede de micélios dos fungos favoráveis ao crescimento das plantas (fungos micorrízicos arbusculares), a segunda faz com que sejam constantemente favorecidos os mesmos grupos de microrganismos, criando graves desequilíbrios nas populações microbianas, levando frequentemente à prevalência de microrganismos indesejáveis. Por outro lado, a mobilização mínima do solo ou mesmo a não mobilização, a rotação de culturas e sua sequência, o uso de culturas de cobertura ou o enrelvamento em culturas permanentes, constituem práticas agronómicas que permitem melhorar a diversidade e actividade microbiana do solo e tirar partido dos vários benefícios que podem proporcionar (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de junho 2024

Autoria: Isabel Brito, Professora Associada da Universidade de Évora

*Escrito no âmbito do antigo acordo ortográfico

Cortesia fotos:
Foto1:https://www.google.com/ url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.sciencephoto.com%2 Fmedia%2F886849%2Fview%2Fsoil-bacteria-sem&psig= AOvVaw1VxdqkG9O_2vFQ5DASq6AB&ust=16848089512 70000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwiF1trJ8If_ AhXpkicCHVLPBu0Qr4kDegUIARD0AQ
Foto 2: A natural community of bacteria growing on a single grain of sand. The image, taken using a scanning electron microscope (SEM), is courtesy of the Lewis Lab at Northeastern University. It was created by Anthony D’Onofrio, William Fowle, Eric Stewart, and Kim Lewis Foto 3: https://psuwineandgrapes. wordpress.com/2016/06/10/ why-should-we-care-about-under-trellis-cover-crops/