O constante crescimento da população humana mundial colocou o foco na necessidade de desenvolver novas soluções agrícolas para garantir o acesso global aos alimentos de forma segura e saudável.

Na atual situação de crise climática, onde as perdas de rendimento são estimadas em mais de 30% como resultado do stress abiótico que está afetando as culturas, essas novas soluções baseadas em bioestimulantes adquirem grande importância.
Na AlgaEnergy somos impulsionados pelo compromisso de acompanhar a agricultura atual e os seus produtores rumo ao futuro.

As microalgas apresentam uma solução promissora para a produção de biomassa padronizada e rentável que provoca a superexpressão de centenas de genes vinculados a diferentes processos fisiológicos envolvidos na absorção de macro e micronutrientes e na resistência ao stress abiótico.

A nossa base científica e as nossas tecnologias inovadoras combinam-se para obter soluções que oferecem ingredientes bioativos novos que são altamente valiosos para a agricultura moderna.

Diferenças entre Microalgas e Algas Marinhas:

Existem diferenças relevantes entre as microalgas e as macroalgas ou algas marinhas que devem ser consideradas.
Os sistemas de produção de microalgas têm um alto potencial para diversas aplicações devido ao seu alto rendimento em proteínas, peptídeos bioativos e aminoácidos. As microalgas também são uma fonte sustentável promissora de lipídios, ácidos graxos ômega-3 e carboidratos.
As diferenças entre macro e microalgas não dependem apenas da composição da biomassa. A origem, os métodos de cultivo, a homogeneidade, o controle de qualidade dos processos, entre outros, serão fatores chave para diferenças significativas na qualidade, modo de ação e características da matéria-prima bem como do produto final.

Biotecnologia de Microalgas

No caso da AlgaEnergy, a biomassa de microalgas é obtida a partir de uma combinação de cepas disponíveis na nossa coleção de cultivos. Essa origem e a condução cuidadosa e acompanhamento das mesmas garantem a pureza das cepas de microalgas que serão utilizadas como matéria-prima de altíssima qualidade. As microalgas são cultivadas em fotobiorreatores, onde se realiza um acompanhamento contínuo das condições de crescimento (nutrientes, pH, O2 dissolvido, injeção de CO2, etc.) e um monitoramento rigoroso que maximiza a pureza e o desenvolvimento ótimo das espécies selecionadas.

A AlgaEnergy emprega as tecnologias de cultivo de microalgas que considera mais apropriadas para cada cepa e aplicação, com base em mais de 5 décadas de conhecimento dos seus cientistas especializados no assunto.

O know-how da AlgaEnergy destaca-se precisamente pela otimização do sistema e das condições e protocolos de cultivo de cada (…).

Mais informações em: AlgaEnergy

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de junho 2024