A Veracruz evidencia-se como produtora de amêndoas e distribuidora de sabores, utilizando uma abordagem única e cuidadosa em todas as etapas de produção.

Desde a escolha das variedades de amêndoas até à distribuição, cada decisão é tomada com um propósito claro e estratégico. É assim que a diretora de marketing da empresa, Andreia Barbosa, define a empresa produtora de amêndoas, localizada no distrito de Castelo Branco. “A nossa missão é surpreender o consumidor final com amêndoas saborosas e inigualáveis, conta a diretora de marketing, durante a nossa reportagem que decorreu na Herdade do Vale Serrano, uma das seis explorações da empresa.

Com 1300 hectares plantados em Idanha-a-Nova e Fundão, a Veracruz possui seis explorações em diferentes estágios de produção: Herdade do Carvalhal, Vale Serrano, Rochoso, Presa, Preza e Joanafaz. Este ano, as colheitas ocorrerão na Herdade do Carvalhal, Vale Serrano, Preza e Rochoso, com a expectativa de que, nos próximos dois anos, todas as herdades estejam em plena produção. “Já são produções satisfatórias. De ano a ano, as colheitas acabam por surpreender-nos. Apesar de ainda não estarmos em plena produção, esperamos este ano uma boa colheita mesmo tendo sofrido alguns reveses em termos climáticos com chuvas e granizos”, regista Andreia Barbosa.

VER VÍDEO-REPORTAGEM →

A Veracruz cultiva variedades mediterrânicas de amêndoas, como a Avijor, Soleta, Belona, Guara, Makako, Penta e Marinada. A escolha dessas variedades é feita com base nos diferentes mercados que a empresa pretende desbravar. Por exemplo, diz Andreia Barbosa, a Avijor e Belona são as preferidas pela indústria que usa amêndoas trituradas, enquanto a Penta e Makako são ideais para a indústria de chocolates e doces finos devido à sua crocância. A Soleta, por sua vez, é utilizada nas amêndoas saborizadas por combinar bem com outros sabores. De acordo com a diretora de marketing, apesar de existirem planos de expansão para outras regiões do país, esse desejo está atualmente em fase de planeamento.

Um dos pilares de produção da Veracruz é o investimento em agricultura regenerativa, uma prática que adota uma visão holística da gestão agrícola, focada na melhoria do solo, uso eficiente da água e integração de práticas sustentáveis. A empresa é membro da plataforma SAI, criada por grandes empresas para promover a pesquisa em agricultura regenerativa.

“A plataforma SAI tem proporcionado um grande intercâmbio de conhecimentos. Já recebemos profissionais de agricultura regenerativa de diversos países nas nossas herdades (…). Uma troca muito rica entre agrónomos, onde foi abordado o que funciona e não funciona, bem como em termos de mercado. O mercado ainda não percebe o que é agricultura regenerativa, principalmente a área de compra (…) é preciso compreender todo o investimento necessário para ter esta gestão diferenciada e é graças a esta gestão que conseguimos ser certificados, ou seja, passar com os maiores níveis dentro de cada certificação”, realça Andreia Barbosa. A responsável adianta ainda que, a Herdade do Carvalhal serve como projeto piloto para testes e estudos, que são posteriormente replicados nas outras herdades.

Uma decisão inovadora foi a manutenção do coberto vegetal nativo de cada região onde estão as explorações, “uma estratégia acertada adotada pelo diretor agrónomo da empresa, Nuno Sousa”.

“Nós valorizamos a erva nativa presente no Vale Serrano, que é diferente do coberto vegetal da Herdade do Carvalhal, devido às distintas características de solo e altitude. Essa erva nativa atrai polinizadores locais, o que cria um impacto muito positivo ao fomentar um ecossistema cooperativo entre as plantas”, elucida. Já a agricultura de precisão trabalha em função da agricultura regenerativa, utilizando tecnologia avançada, como voos de drones, para monitorar o impacto da água no solo e identificar o stress hídrico das plantas. Essa abordagem permite tratamentos específicos e eficientes, resultando em frutos de alta qualidade.

A Veracruz sempre teve como objetivo exportar as suas amêndoas para mercados exigentes. Atualmente, a empresa está a abrir o mercado para o Norte da Europa, Reino Unido, Médio Oriente e Japão. “Entendemos que esses clientes são muito exigentes e cada mercado tem sua especificidade. A agricultura regenerativa e as práticas de sustentabilidade são essenciais para atender a essas necessidades”, afirma Andreia Barbosa.

Inicialmente, a Veracruz lançou a marca Vera Almond, alinhada à história e identidade agrícola da empresa. No entanto, com o lançamento dos produtos saborizados, surgiu a necessidade de uma marca que refletisse a inovação e ousadia da empresa, estando também preparada para conquistar mercados internacionais. Assim, nasceu a marca Better With, que simboliza a cultura de inovação da Veracruz. No mercado nacional, a empresa já tem produtos disponíveis na Sonae, Auchan e Grupo Mosqueteiros. “Queremos expandir ainda mais a nossa presença no retalho português e fortalecer a nossa presença nos mercados internacionais”, conclui Andreia Barbosa.

Parceria Veracruz e NATURALFA

A parceria entre a Veracruz e a NATURALFA começou em 2021, quando André Vasconcelos da empresa certificadora visitou as instalações da Veracruz. “Foi na hora certa”, relembra Andreia Barbosa, argumentando ao mesmo tempo que “naquela época, a empresa estava a começar a explorar as opções de certificações, e a visita da NATURALFA catalisou uma colaboração frutífera. A partir das conversas iniciais, ficou claro que havia a necessidade de estabelecer uma rotina de auditorias internas para preparar a Veracruz para a certificação”.

A primeira certificação obtida foi a GLOBALG.A.P, focada em práticas agrícolas seguras e sustentáveis. De acordo com Andreia Barbosa, embora os agrónomos da Veracruz já estivessem alinhados com muitas das práticas exigidas, a certificação ajudou a formalizar processos internos, como a documentação e digitalização dos cadernos de campo.

A seguir, a certificação SPRING, destacando a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos. Já a certificação LEAF, voltada para mercados exigentes como o Reino Unido, “reforçou o compromisso da empresa com práticas agrícolas rigorosas e sustentáveis”.

A GRASP foi fundamental para solidificar a política da Veracruz em relação à comunidade e colaboradores.

E por fim, revela Andreia Barbosa, a FSA (Farm Sustainability Assessment), criada pela plataforma SAI, “uma certificação de sustentabilidade, mas mais voltada para a agricultura regenerativa”. Para a diretora de marketing, a NATURALFA desempenhou mais uma vez um papel crucial na implementação desta certificação em Portugal, adaptando-se às exigências e garantindo que a Veracruz atingisse o nível GOLD. Andreia Barbosa compara a mentalidade das pessoas da empresa certificadora muito alinhada com as da Veracruz, pois “durante um ano a NATURALFA fez acontecer e foi emitida a certificação no nível máximo. Aliás, hoje temos agricultores que perguntam como é que temos esta certificação”, finaliza sorrindo.

Por sua vez, Liliana Perestrelo destaca a honra e o prazer de certificar a Veracruz, uma empresa que acompanhou desde o início e cujo crescimento tem sido notável.

“Para nós, é uma honra certificar a Veracruz. Acompanhamos a empresa desde o início, vimos o seu crescimento e evolução, e é muito gratificante perceber que existem empresas que realmente querem evoluir com a certificação”, afirma.

Para a representante da NATURALFA, a Veracruz procura sempre estar na vanguarda das certificações, da produção de amêndoas, e “nós estamos sempre a procurar dar resposta a essas necessidades. Atualmente, a Veracruz possui 6 certificações que garantem a qualidade e a sustentabilidade da sua produção e continua a explorar novas certificações que possam agregar valor à empresa”, observa com orgulho Liliana Perestrelo.

À conversa juntou-se a diretora do Departamento de Gestão de Clientes da NATURALFA, Tânia Pacheco, que destaca a proximidade e a acessibilidade como fatores chave na parceria com a Veracruz. “A Veracruz é uma empresa completamente acessível, com a qual conseguimos falar facilmente. Para a NATURALFA, não há distanciamento com nenhum cliente. A nossa proximidade é criada diariamente no contacto, na ajuda e nas dúvidas que possam surgir”, realça Tânia Pacheco, argumentando que: “Estamos em Idanha hoje, mas poderíamos estar no Algarve ou em qualquer outra região. Esta proximidade é criada diariamente através do nosso contacto e assistência constante (…) Fazemos auditorias anuais na Veracruz, mas o nosso relacionamento diário é fundamental para resolver dúvidas e fornecer feedback sobre novas normas e certificações”, explica.

Esta abordagem de proximidade e suporte diário diferencia a NATURALFA de outras concorrentes no mercado.

“A NATURALFA tem um departamento especializado para o agendamento e contacto de auditorias. Esta proximidade diária, onde verificamos se está tudo bem, quais são as necessidades para a próxima certificação, os imprevistos e o que está a correr bem, é o que nos diferencia. Vemos isto como uma família, uma mais-valia para o cliente e para a NATURALFA”, termina a diretora.

Veja a vídeo-reportagem:

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024