O XXIV ZOOTEC é uma plataforma estratégica voltada para o desenvolvimento e inovação na área da zootecnia.

Tratando-se de um Congresso, os seus objetivos incluem a disseminação de conhecimento científico atualizado, a partilha de experiências práticas e a promoção de debates sobre os desafios e oportunidades que o setor enfrenta, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a eficiência produtiva e o bem-estar animal. O evento é direcionado a um público vasto: engenheiros zootécnicos, profissionais do setor agropecuário, empresários ligados à agroindústria, produtores, investigadores e alunos da área. Com organização da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), decorre no Espaço AGROS, na Póvoa de Varzim, de 7 a 9 de novembro.

O Congresso Nacional de Zootecnia, o ZOOTEC, conta já com 24 edições. O 1º Encontro Nacional, realizado na Universidade de Évora em 1988, surgiu da vontade de um grupo de profissionais em reunir profissionais da área da Ciência Animal para discutir as mais variadas temáticas da zootecnia. Este evento revelou um grande interesse por parte da classe em estudar e aprofundar os diversos temas relacionados com a zootecnia, abrangendo áreas como etologia, melhoramento genético, nutrição, reprodução, economia e planeamento, extensão rural, nas diferentes produções de âmbito zootécnico – bovinicultura, ovinicultura, caprinicultura, suinicultura, avicultura, cunicultura, equinicultura, piscicultura, assim como na transformação tecnológica de produtos agroalimentares.

O sucesso deste primeiro encontro levou à organização do evento num formato anual, sempre em localizações diferentes, na altura, em Universidades onde o curso de Engenharia Zootécnica era lecionado (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade dos Açores e Universidade de Évora).

“As últimas edições foram realizadas em Angra do Heroísmo (2023), onde reunimos mais de 180 congressistas, online devido à pandemia covid’19 (2021) e Évora (2019). 2022 apesar de não termos tido Congresso Nacional de Zootecnia demos palco ao 73º Congresso Europeu de Ciência Animal (EAAP Annual Meeting), no Porto e no qual estive que não se realizava em Portugal há 37 anos”, avança a direção da APEZ.

Para a APEZ, um evento desta dimensão dá visibilidade à zootecnia, destacando a sua importância para a economia, para o desenvolvimento rural e para a segurança alimentar do país. Pode também sensibilizar o público em geral para o papel crucial da produção animal e dos profissionais da zootecnia.

“O ZOOTEC pretende ser um Congresso acessível e relevante para todos os profissionais e estudantes da zootecnia. Como já referimos, em edições anteriores, o congresso foi realizado em universidades, um local importante para fomentar o ambiente académico. No entanto, queremos diversificar e envolver mais agentes do setor, fazendo a ligação com as organizações de produtores e a indústria”, partilha ainda a direção da APEZ.

A escolha do Espaço AGROS, na Póvoa do Varzim, reflete essa intenção. “Com excelentes infraestruturas, localização estratégica e capacidade para acolher um grande número de participantes, o Espaço AGROS oferece as condições ideais para um encontro inclusivo e dinâmico. Este local permitirá não só o contacto entre profissionais e estudantes, mas também a demonstração de novas tecnologias e práticas, alinhando-se com os objetivos de inovação e desenvolvimento da zootecnia em Portugal. Esta área geográfica é um importante centro na produção de leite em Portugal, e realizar o Congresso aqui sublinha a relevância da região para o setor da zootecnia em Portugal. A localização eleita não eram mais de 1500 participantes (de 58 nacionalidades distintas), um dos mais importantes eventos de Ciência Animal do mundo só oferece as condições logísticas necessárias, mas também representa um elo importante entre a investigação e a prática no campo da ciência animal. Contámos, desde o início, com o apoio da Direção da AGROS o que facilitou muito a organização do evento”.

O tema central do XXIV ZOOTEC é “O Impacto da Inteligência Artificial na Produção Animal”, reflete a crescente importância das tecnologias digitais na transformação do setor agropecuário.

No contexto do XXIV ZOOTEC, este tema será abordado em profundidade, explorando não só as potencialidades tecnológicas da inteligência artificial, mas também os desafios éticos e práticos que surgem com a sua implementação no setor pecuário. As discussões terão como foco como essas ferramentas podem ser aplicadas de forma sustentável, garantindo a viabilidade económica e ambiental da produção animal no futuro.

No entanto, os pilares da zootecnia continuarão a ser alvo de debate. “Assim, teremos em cima da mesa áreas como a nutrição animal, genética, maneio e bem-estar animal, sustentabilidade na produção animal, transformação de produtos e legislação, temas escolhidos com base nas necessidades atuais do setor”, partilha a direção da APEZ.

Nesta edição do XXIV ZOOTEC, os participantes podem contar com sessões diversificadas que certamente proporcionarão debates interessantes, onde serão exploradas tendências, inovações e práticas necessárias para garantir uma produção animal mais eficiente e sustentável.

O Congresso continua a promover o diálogo entre gerações, proporcionando um espaço para que os profissionais experientes partilhem o seu know-how com estudantes e jovens zootécnicos, fomentando a renovação e o desenvolvimento contínuo da área.

Além disso, estão programadas visitas técnicas, que proporcionarão uma oportunidade única de conhecer de perto inovações e boas práticas no setor, sempre com foco na aprendizagem e troca de experiências.

E, como é habitual, haverá o tradicional jantar convívio, que de acordo com a organização, promete ser um momento de grande diversão e descontração entre os participantes.


Na primeira pessoa

“Acreditamos que a colaboração e a partilha de conhecimentos são essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam. A zootecnia é uma área dinâmica e em constante evolução, e é através do compromisso com a inovação, a pesquisa e a troca de experiências que poderemos avançar e alcançar novos patamares de sucesso e sustentabilidade. O Congresso de Zootecnia é uma excelente oportunidade para fortalecer essas redes e trabalhar em conjunto para um futuro mais promissor”.

Direção da APEZ


A Revista Voz do Campo é patrocinadora do XXIV Congresso de Zootecnia.

Saiba tudo em: APEZ

→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de outubro 2024