O software tem por objetivo utilizar big data para “melhorar” a produção de abacate e de fruta.

As transformações na sustentabilidade, produtividade e economia da produção de abacate estão na base de um pacote de gestão de dados recentemente lançado, destinado a produtores e cooperativas de todo o mundo.

A Haskelberg Nurseries, líder mundial no fornecimento de plantios de abacateiros e árvores de fruto, desenvolveu o Canacado Hub em parceria com a Yellow Brick AgTech. Segundo a empresa, a sua nova ferramenta permitirá uma melhor gestão dos dados e uma melhor tomada de decisões para uma cultura que deverá valer 25 mil milhões de dólares ao nível mundial até 2030.

“Ao trazer o poder do big data e da análise avançada para os produtores de abacate de todo o mundo, esperamos apoiar as cooperativas e os produtores a tomarem decisões agronómicas mais bem informadas e, assim, produzirem melhores frutos, de forma mais rentável e mais sustentável”, afirma Udi Haskelberg, CEO da Haskelberg Nurseries.

“O Canacado Hub incorpora o compromisso da Haskelberg com a inovação e reflete a nossa conhecida reputação no setor do abacate.”

Desenvolvido como uma joint venture entre a Haskelberg Nurseries e a Yellow Brick AgTech, uma investidora e incubadora de tecnologia agrícola, o Canacado Hub combina a experiência global da Haskelberg com a experiência de desenvolvimento de software da Yellow Brick.

O Hub permite que os produtores independentes e as cooperativas registem e partilhem muitos dados dos seus pomares, incluindo estatísticas genéticas, bióticas e abióticas, e informações agronómicas, como a utilização de fatores de produção e estatísticas de irrigação.

Os parceiros afirmam que esta é a primeira ferramenta para os produtores que pode ajudar a identificar a combinação ideal de porta-enxertos e variedades para ambientes específicos, otimizar os rendimentos e aumentar a rentabilidade.

“A nossa colaboração com a Haskelberg Nurseries criou uma ferramenta poderosa que não só melhora a recolha e análise de dados, como também promove um ambiente de colaboração para a comunidade global do abacate”, afirma Johnathan Kol-Bar, Presidente da Yellow Brick Capital.

“O uso da água, o carbono e a saúde do solo estão todos associados a preocupações de sustentabilidade na produção do abacate”, observa. “O Hub e a análise dos dados que irá recolher ajudarão os produtores e as cooperativas a melhorar a eficiência da utilização dos recursos, quer através de uma utilização mais orientada dos fatores de produção das culturas atuais, quer através da seleção de genéticas mais eficientes em termos de água para o futuro”.

O Canacado Hub, que estará disponível com várias opções de preços, incluindo uma versão gratuita para os pequenos produtores, consolida e gere os dados dos pomares num local seguro e acessível, permitindo aos utilizadores avaliar o seu desempenho e otimizar os recursos. A plataforma permite a elaboração de relatórios de desempenho dos pomares através de uma interface simples, acessível a partir de um telemóvel ou tablet, bem como de um navegador de computador de secretária ou portátil.

A primeira versão do Hub – específica para os produtores de abacate – será lançada no evento Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, de 8 a 10 de outubro. Os parceiros planeiam versões futuras para culturas e produtos adicionais, fornecendo as ferramentas e conhecimentos de que os agricultores necessitam para otimizar o desempenho das culturas e impulsionar o crescimento.

Para mais informações ou para agendar uma demonstração do Canacado Hub, visite https://en.canacado.app.