O projeto “DEVOLVER À TERRA” é uma iniciativa resultante da parceria entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a SILVEX – Indústria de Plásticos e Papéis, S.A. Na sua primeira edição, 100 escolas de Portugal Continental participaram ativamente na compostagem dos seus resíduos orgânicos. Neste momento, estamos a preparar a reedição do projeto, contando com o apoio da Novamont Iberia S.L.U., que se juntará à Silvex e à Zero para assegurar o sucesso desta nova fase.

Haverá uma cerimónia de entrega de prémios, no próximo dia 23 de outubro de 2024, pelas 14h nas instalações da Silvex em Benavente (Quinta da Brasileira, Lote 10) da iniciativa “Devolver à Terra” , promovida pela Silvex e pela Associação Ambientalista Zero. Este evento celebra as escolas que participaram no projeto de compostagem e sustentabilidade, culminando com a entrega de prémios às três escolas vencedoras do concurso. Esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar as gerações mais jovens para a importância da sustentabilidade e da compostagem.

O projeto tem como objetivo incentivar boas-práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente na aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos e na sua transformação em composto de grande qualidade. Após compreenderem o processo da compostagem, os alunos poderão verificar como resíduos, sem valor aparente, podem ser muito úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares, desviando assim toneladas de resíduos dos nossos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2.

Com o aumento da quantidade média de resíduos que são produzidos por cada português nas últimas décadas, em resultado do crescimento económico verificado e do consequente aumento do consumo é de extrema importância a redução da quantidade de resíduos gerados e encaminhados para aterro ou para incineração.

A compostagem doméstica é um método simples de reciclagem de resíduos orgânicos resultantes da confeção de refeições e da limpeza de espaços verdes, que pode facilmente ser posto em prática quer em escolas, quer pelas famílias. Desta forma estarão a produzir composto, um material rico em nutrientes, que permite devolver ao solo a matéria orgânica reciclada e a fomentar, junto dos mais jovens, práticas mais ecológicas e hábitos mais saudáveis.

Foi com base nestes pressupostos que, a ZERO e a SILVEX lançaram às escolas, de norte a sul do país, o desafio de desenvolverem o projeto “Devolver à Terra”.

Os objetivos centrais do projeto “Devolver à Terra” passam sobretudo pela promoção da compostagem doméstica como um método simples e eficaz para tratamento e reciclagem de resíduos orgânicos alertando para a importância de desviar esse tipo de resíduos dos aterros sanitários, enquanto destino final.

O projeto tem como público-alvo alunos do ensino pré-escolar até ao ensino secundário e procurar-se-á, através de ações de educação ambiental:

Os objetivos

  • Realçar a importância do papel que as escolas desempenham tanto como agentes educadores que sensibilizam as futuras gerações em temas fundamentais para a sociedade, como enquanto unidades geradoras de resíduos;
  • Demonstrar o potencial que as escolas possuem na redução do desperdício e das emissões de gases de efeito estufa por meio de ações de separação e reciclagem dos resíduos orgânicos;
  • Capacitar professores com conhecimentos técnicos sobre tratamento da fração orgânica dos resíduos sólidos: características, diferentes técnicas, desafios e benefícios;
  • Estimular escolas que ainda não o façam a implementarem ações relacionadas com a separação de resíduos orgânicos e compostagem;
  • Divulgar a educação ambiental em torno da temática dos resíduos orgânicos, em meio escolar.