Após a Lusosem obter, em 2022, os direitos para o desenvolvimento da variedade de arroz Caravela, fruto do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz do INIAV / COTARROZ, a multiplicação e promoção desta variedade foram a prioridade em 2022 e 2023. Os resultados, entretanto, obtidos nas 3 regiões orizícolas, permitem apresentar a variedade Caravela como uma aposta segura e disponível para os produtores nacionais. De facto, esta variedade com um grão do tipo Carolino, está a demonstrar todas as vantagens e capacidades do Melhoramento Vegetal bem dirigido.

Em 2024, e na sequência de contactos iniciados em 2022, é com satisfação que se anuncia o estabelecimento de uma parceria Lusosem, Novarroz e Clube de Produtores do Continente para fazer chegar o CARAVELA ao consumidor final num projecto de promoção do Arroz Carolino NACIONAL, um projecto com forte potencial e importância na dinamização e promoção da Investigação e Produção NACIONAL.

A assinatura oficial do protocolo do Consórcio decorreu no dia 1 de outubro, no Dia Aberto do COTArroz-CC, perante convidados de diferentes intervenientes do sector agroalimentar. Um dos momentos altos desse encontro foi precisamente a apresentação do Projeto Caravela, fruto do trabalho duma equipa que envolveu anos de investigação e que é coordenada pelo INIAV, IP, cabendo a execução ao COTArroz com o apoio da CCDR Centro, que resultou na primeira variedade de arroz Carolino melhorada em Portugal.

O Clube de Produtores Continente, como plataforma de valorização da produção agrícola nacional ligando e aproximando agricultores ao consumidor, permitirá implementar um projecto de Fileira, de dimensão relevante, tendo como base a Investigação e a Produção Nacional.

O projecto é apoiado no terreno pela equipa técnico comercial da LUSOSEM na sequência do trabalho de continuidade de vários anos com Distribuidores, Organizações de Produtores e Agricultores, numa lógica colaborativa de inovação e partilha de conhecimento técnico e de criação de valor para a Agricultura Nacional, um exemplo claro de cooperação entre produção, transformação e distribuição. O arroz português é um produto de enorme qualidade, uma mais-valia que tem de se traduzir num aumento de rendimento para os nossos produtores.

Recorde-se que Portugal é o maior consumidor de arroz da Europa e o quarto maior produtor deste cereal a nível europeu.

Foto de equipa com os vários constituintes do projeto Caravela tirada no dia Dia Aberto do COTArroz-CC (01/10/24)

A componente industrial e de processamento, fundamental na garantia e na produção do arroz Caravela, é assegurada pela Novarroz, empresa com forte trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com a Lusosem e a Sonae.

Nesta Campanha o Caravela já foi semeado nas 3 zonas orizícolas do país, estando nesta fase já a realizarem-se as colheitas do arroz que chegará em breve ao consumidor.

A partir de janeiro de 2025, o arroz “Caravela” estará nas prateleiras das lojas Continente.

Mais desenvolvimento em breve na Revista Voz do Campo.